Logo E-Commerce Brasil

TNS Brasil revela onde os consumidores pesquisam antes de comprar

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A TNS Brasil divulga os resultados da pesquisa realizada com consumidores de 18 a 65 anos que revela em que meios eles pesquisam para economizar. Dos 949 entrevistados, 69% dizem que utilizam site das marcas como fonte antes de adquirir algum produto. E a internet se mostra ainda mais relevante: 4 em cada 10 compram presentes por este canal.

Anúncios de loja e redes sociais também ganham importância: 36% e 34%, respectivamente, dos respondentes optam por esses meios para a pré-compra. “As marcas podem implementar estratégias nestes meios para aumentar o nível de conhecimento de seus produtos, promoções e serviços”, afirmam especialistas da TNS Brasil.

Outros meios citados para pesquisa foram anúncio na TV (29%), vendedor de loja (22%) e recomendação de amigo (10%).

Expectativa dos brasileiros para 2016
No mesmo estudo, a consultoria avaliou quais são os desejos dos brasileiros para o novo ano.

Metas financeiras são a prioridade para 2016: 73% quer aumentar a renda, 63% guardar dinheiro, 46% comprar/ trocar a casa e 41% comprar/trocar o carro.

Desenvolvimento pessoal foi o segundo tema mais avaliado pelos entrevistados, com dados similares em relação a última pesquisa, realizada em 2014: 47% têm expectativa de um novo trabalho ou melhorar as condições do atual e 17% esperam encontrar um novo parceiro.

Em saúde, outro assunto apontado como importante para 2016, 45% têm a expectativa de manter-se mais tranquilo e relaxado, 37% desejam fazer exercícios, 33% ter uma dieta balanceada e 8% desejam parar de fumar. Em linhas gerais, os brasileiros esperam manter-se melhor fisicamente neste novo ano.

Metodologia
A pesquisa foi realizada com 949 pessoas entre 18 e 65 anos, de todas as regiões do Brasil, nos dias 29 de novembro a 04 de dezembro de 2015.