Logo E-Commerce Brasil

Threads: Instagram lança hoje a versão web do aplicativo concorrente do Twitter

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A partir de hoje, o Instagram Threads começa apresentar o recurso web do aplicativo. Segundo a empresa, função permitirá a usuários postar, visualizar o feed e interagir com publicações diretamente no desktop. Ainda assim, “experiência não estará em funcionalidade completa com o aplicativo móvel”, completou.

Logo do Threads em um monitor de notebook
lançamento completo da versão web do Threads deve ser concluído nos próximos dias / Imagem: Gabby Jones / Bloomberg / Getty Images

Neste caso, os usuários da web terão alguns recursos, como edição de perfil ou envio de tópico para mensagens diretas do Instagram. Como o engajamento do aplicativo diminuiu após um lançamento movimentado, a equipe do Threads está trabalhando para adicionar mais recursos para equiparar o aplicativo da web com o celular nas próximas semanas.

Lançamento segue pedido de usuários

Após muitos pedidos dos usuários do Threads, a empresa prometeu que o suporte na web estava no roteiro, mas não revelou quando deveria chegar. No entanto, havia indícios de que a versão web estava quase concluída, como provocou o chefe do Instagram, Adam Mosseri.

Por conta disso, pode-se dizer que o Threads ainda não está suficientemente competitivo com o Twitter (que desde então se renomeou como X). Afinal, a rede social ainda depende de recursos de pesquisa de postagem ou hashtags, por exemplo — hoje, ainda é liberado somente pesquisa de usuários

Atraso de recursos derrubou usuários ativos do Threads

Por conta dos poucos recursos oferecidos na plataforma, o envolvimento do usuário diminuiu rapidamente após o lançamento. A empresa de inteligência de aplicativos Sensor Tower observou que a contagem diária de usuários ativos do Threads caiu 82% desde o lançamento em 31 de julho, levando a apenas 8 milhões de usuários ativos diários.

O aplicativo atingiu o pico de aproximadamente 44 milhões de usuários diários após seu lançamento, indicando uma grande queda. Interessante saber que a base de usuários do Threads, em grande parte, compõe pessoas que buscam fugir do Twitter (ou X).

Cerca de 60% dos usuários do Threads também usam o Twitter/X, mas apenas 14% dos usuários do Twitter/X também usam o Threads. A versão web do Threads começará a ser lançada para todos os usuários hoje. O lançamento completo deve ser concluído nos próximos dias.