O setor da moda é o segundo maior no e-commerce brasileiro e o país ocupa o nono maior mercado no mundo. Com mudanças constantes no comportamento do consumidor e a crescente preferência pelas compras online, lojistas precisam estar atentos às tendências que prometem moldar o mercado em 2025.

Este artigo apresenta dados atualizados sobre o setor, as principais tendências para o próximo ano e boas práticas para otimizar a experiência dos consumidores. Além disso, destaca ferramentas essenciais que podem ajudar os lojistas a se destacar no mercado.
Mercado da moda é um dos mais movimentados no e-commerce
O setor da moda está entre os que mais movimentam o mercado digital. Segundo Confi.NeoTrust no Hub de Conhecimento da Infracommerce, durante o Fórum E-commerce Brasil 2024, o varejo da moda atingiu o faturamento de R$ 7,1 bilhões, conquistando a posição de segundo maior segmento no e-commerce, atrás apenas dos eletrodomésticos.
Além disso, o Brasil possui o nono maior mercado de roupas e acessórios do mundo. A pandemia e o isolamento social tiveram um impacto no comportamento de compra do consumidor. As compras online passaram a ser mais frequentes e hoje é a opção mais usada pelos consumidores.
Segundo um levantamento da Opinion Box, 66% do público prefere fazer compras de roupas, calçados e acessórios virtualmente e 51% dos entrevistados compram itens de moda pelo menos uma vez por mês.
Entre as pessoas que compram online, 59% afirmam que um dos principais fatores de decisão para realizar esse tipo de compra são os preços competitivos. Além disso, a comodidade e benefícios exclusivos do mercado digital também contribuem para a preferência.
Tendências do setor de moda
O comportamento do consumidor muda o tempo inteiro e, com isso, novas tendências surgem. Para 2025, os lojistas do setor de moda podem esperar as tendências abaixo, conforme dados da Wake.
Social Commerce
Social Commerce trata-se da compra e venda de produtos efetuada diretamente pelas redes sociais. Plataformas como Instagram, TikTok e WhatsApp já possuem recursos para finalização de compra dentro de seus aplicativos, o que permite que as marcas alcancem clientes de forma mais dinâmica e interativa.
A divulgação de produtos de moda têm a aparência como uma de suas características principais. Sendo assim, as redes sociais são um canal de vendas importante já que são marcadas pela exibição de fotos, vídeos e conteúdos criativos.
Outro ponto a ser considerado é que 75% dos consumidores usam as redes sociais para buscar produtos antes de efetuar uma compra, segundo estudo da Opinion Box.
Isso significa que as redes sociais têm um papel fundamental na decisão de compra, não servindo apenas para buscar produtos, mas também para encontrar avaliações, recomendações e informações adicionais que os ajudam a tomar suas decisões.
Além disso, a moda é impulsionada por tendências, e influenciadores digitais – presentes majoritariamente nas redes sociais – têm um grande impacto no comportamento do consumidor, tendo assim um papel essencial em destacar coleções, lançar novos estilos e criar desejo nos consumidores.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um tema que ganhou muita força nos últimos anos. Atualmente, com a preocupação ambiental, é comum que consumidores busquem informações a respeito dos produtos e marcas que consomem a fim de descobrir a origem dos materiais, se há mão de obra escrava na produção, como os resíduos são descartados, etc.
Apesar do tema ser recorrente em consumidores da Geração Z, a preocupação com a sustentabilidade atinge diversos públicos. Um levantamento da Nielsen aponta que 73% dos consumidores globais estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. Isso reflete diretamente nas escolhas de compra, incluindo a moda.
O mercado da moda, em especial, é uma das indústrias mais poluentes do mundo, segundo um estudo apresentado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês). Estima-se que mais de 8% do total das emissões globais de gases de efeito estufa são produzidos pela indústria de vestuário e calçados.
Com os consumidores cada vez mais conscientes, marcas que adotam práticas sustentáveis ganham destaque e fidelizam consumidores que valorizam essas iniciativas.
Personalização da experiência
De acordo com uma pesquisa da Epsilon, 80% dos consumidores são mais propensos a comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas. A personalização da experiência do cliente é uma das formas mais eficazes de aumentar as taxas de conversão.
Por meio de tecnologias como inteligência artificial e análise de dados, o consumidor recebe recomendações personalizadas de produtos, tamanhos e estilos. Um exemplo prático é quando lojas virtuais sugerem itens com base no histórico de compras ou na navegação recente do cliente, aumentando as chances de compra.
Contudo, a personalização não se aplica apenas ao momento da compra. E-mails e notificações com ofertas exclusivas, conteúdos adaptados à etapa da jornada de compra do consumidor e até provadores virtuais têm se tornado comuns no mercado da moda, a fim de ajudá-los a encontrar peças que realmente atendam suas expectativas.
Boas práticas para lojas virtuais do setor de moda
Atendimento ao consumidor
A qualidade do atendimento ao cliente tem um papel definitivo no sucesso de uma marca de qualquer segmento. No mercado da moda não é diferente. De acordo com a pesquisa “Consumo de moda no Brasil”, 69% dos entrevistados deixaram de comprar em uma marca de roupas, sapatos e acessórios após terem recebido um atendimento ruim.
Por outro lado, experiências positivas tendem a aumentar a fidelização de clientes e incentivar a divulgação espontânea da marca, o que contribui para sua reputação. É importante considerar que 91% dos consumidores pesquisam sobre as marcas antes de se tornarem clientes.
Para melhorar o atendimento ao cliente, é essencial adotar uma abordagem multicanal, oferecendo suporte em diferentes plataformas como redes sociais, WhatsApp e chat no site. Assim, os clientes escolhem o que for mais conveniente.
Além disso, é importante treinar a equipe para lidar com situações específicas do setor, como trocas e devoluções, garantindo um suporte mais eficiente e empático. Por fim, coletar e analisar feedbacks dos consumidores ajuda a identificar melhorias e otimizar a experiência do cliente.
Video commerce
Enquanto a média geral de trocas e devoluções do e-commerce é de 3%, esse número pode chegar a 11% em lojas virtuais do setor da moda. Isso porque virtualmente o consumidor não tem uma percepção fiel do produto, o que aumenta as chances de quebra de expectativa.
Para contornar esse problema, muitas lojas virtuais passaram a adotar o vídeo commerce, tendência em alta no e-commerce de moda. Por meio de vídeos interativos, é possível mostrar os produtos em uso, destacar detalhes como caimento e textura, sendo uma representação mais fiel que fotos e descrições.
Segundo um levantamento, 93% dos consumidores consideram os vídeos importantes na decisão de compra. Além disso, lojas que adotaram o vídeo commerce perceberam um aumento significativo no tempo de retenção na página do produto, aumento nas taxas de conversão e diminuição dos índices de troca e devolução.
Para usar o vídeo commerce, basta os lojistas adicionarem o aplicativo Replay na loja virtual.
Ofereça personalização na jornada de compra
Use tecnologias de inteligência artificial para personalizar a experiência de compra. Recomendações de produtos com base no comportamento do cliente, guias de tamanho e sugestões de estilo ajudam a criar uma jornada única e aumentam as chances de conversão.
Enquanto um atendimento ruim afasta os consumidores, segundo o levantamento “Consumo de moda no Brasil”, 56% dos consumidores afirmam que se tornarão compradores recorrentes após uma experiência personalizada.
Além de ferramentas com inteligência artificial, é possível disponibilizar a opção “finalização de compra pelo WhatsApp”, onde o cliente conversa com a equipe de atendimento para tirar dúvidas e finalizar o pedido diretamente pelo aplicativo de mensagens.
Essa é uma funcionalidade essencial em lojas do setor de moda, considerando que dúvidas a respeito de trocas e devoluções ou rastreamento de pedido, por exemplo, são comuns. Quando não sanadas, podem levar ao abandono de carrinho.
Saiba mais sobre a funcionalidade disponível no aplicativo Botão Zap.
Essas são algumas das principais tendências e boas práticas para o setor da moda em 2025. É importante lembrar que a experiência do cliente deve estar sempre no centro das estratégias. Conheça os aplicativos do Empreender Plus e descubra as ferramentas mais avançadas para impulsionar sua loja virtual.