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Como usar o suporte via WhatsApp Business na sua empresa

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A implementação do suporte via WhatsApp Business na sua empresa pode ser uma maneira efetiva de oferecer uma melhor experiência de atendimento. Isso porque o aplicativo é simples, intuitivo e amplamente utilizado no Brasil.

WhatsApp Business - Zendesk
(Foto: Freepik)

O que é WhatsApp Business? Como funciona?

O WhatsApp Business é um aplicativo que serve para empresas se comunicarem de maneira institucional com seus clientes. Ele possui uma interface semelhante ao sistema convencional, mas oferece várias funcionalidades que permitem realizar um atendimento mais assertivo e eficiente.

Além disso, está disponível em dois modelos: aplicativo e API. O aplicativo é a versão para negócios de pequeno porte que não possuem um alto volume de solicitações. Já a API é direcionada a empresas de médio e grande porte. Ela possibilita um help desk integrado ao whatsapp e que se integra também a outros softwares, como um de CRM, por exemplo, possibilitando que várias pessoas usem o sistema. Assim, há um melhor gerenciamento das conversas e informações.

Quais as vantagens de usar esse canal para suporte?

Há inúmeras vantagens em se utilizar o suporte via WhatsApp Business. Diante disso, listamos as principais:

Aplicativos de troca de mensagens estão em alta

De acordo com o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente 2021estima-se que, em todo o mundo, 2,77 bilhões de pessoas usam aplicativos de mensagens por mês. Um baita canal de comunicação, não é mesmo?

Além disso, o relatório apresenta diversos outros dados que comprovam que a troca de mensagens e o WhatsApp estão em alta:

A quantidade de consumidores que preferem canais de troca de mensagens cresceu 110% entre 2020 e 2021;
As solicitações de suporte aumentam em 100% no WhatsApp;
31% dos clientes preferem usar aplicativos de mensagens para se comunicar com empresas;
Mais de 50% das organizações adicionaram um novo canal de troca de mensagens.

Com essas informações, fica claro que utilizar o suporte via WhatsApp Business é uma boa maneira de suprir os desejos dos consumidores e não ficar para trás dos concorrentes.

Fortalece a estratégia omnichannel

estratégia omnichannel consiste em disponibilizar uma série de canais para atendimento. Assim, facilita-se a comunicação com os clientes e entrega-se uma boa experiência. Além disso, é uma maneira de estreitar o relacionamento e atender diferentes perfis.

Ao implementar o suporte via WhatsApp Business, há o fortalecimento desta estratégia, uma vez que se oferece mais um meio de comunicação.

Inclusive, conforme o relatório apresentado no tópico anterior, 64% dos clientes usaram um novo canal de suporte em 2020. Desse número, 73% planejam continuar usando o novo canal.

Agilidade no atendimento e experiência de qualidade

Como se sabe, o WhatsApp possui uma interface intuitiva e simples que torna a troca de mensagens bem prática. Logo, o cliente pode ser atendido de maneira ágil e eficiente.

Dessa forma, entrega-se uma boa experiência ao consumidor. Isso é fundamental para o negócio, pois a experiência oferecida pode afetar o consumo das soluções. Veja mais alguns dados do relatório da Zendesk:

65% dos clientes querem comprar de empresas que oferecem transações on-line rápidas e fáceis;
75% estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência;
50% mudarão para um concorrente após uma experiência ruim;
80% mudarão para um concorrente após mais de uma experiência ruim.

Como trabalhar com suporte e atendimento no WhatsApp? 

Ao utilizar o WhatsApp Business para suporte, o atendimento da sua organização é otimizado, garantindo agilidade, produtividade, redução no tempo médio de atendimento, integração com outros canais de atendimento (estratégia omnichannel) e acesso ao histórico completo do usuário. 

Mas, para que isso realmente aconteça, é necessário considerar a contratação de uma plataforma de atendimento para WhatsApp.

Uma operação com baixo volume de chamados até pode funcionar sem um sistema como esse, mas empresas de médio e grande porte precisam de uma solução mais robusta para comportar seu crescimento.

Um software de suporte para WhatsApp Business oferece diversas funcionalidades que auxiliam o seu negócio, como:

Centralização de todas as solicitações oriundas deste canal;
Oferecimento de uma experiência omnichannel ao usuário;
Permite a automatização do envio de respostas, como um mensagem de boas vindas para clientes no whatsapp;
Atendimento escalável, ao permitir funcionalidades como ter mais de um atendente no whatsapp business.

Tudo isso proporciona uma melhor experiência de atendimento ao cliente e impacta diretamente em sua fidelização.

Integre seu WhatsApp Business ao Zendesk

solução de atendimento ao cliente da Zendesk é um software de suporte que visa ajudar as empresas a oferecerem uma melhor experiência de atendimento aos seus clientes.

Ele permite a integração da API do WhatsApp Business, o que pode proporcionar muitas vantagens ao suporte via esse canal. Com a associação, é possível automatizar tarefas, acompanhar dados e muito mais.

Caso você queira entender como funciona a integração confira este tópico da nossa Central de Ajuda. Para conhecer melhor nossa solução, comece sua avaliação gratuita ou assista aos vídeos de demonstração.