Logo E-Commerce Brasil

Split de Pagamento: conheça a história e benefícios da solução para divisão de recebíveis

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Split de Pagamento é um recurso oferecido por meios de pagamento que foi criado para resolver uma dor do mercado: a segurança financeira e transacional de modelos de negócio que envolvem mais de um recebedor. 

Com o surgimento de novos tipos de negócio, como marketplaces, franquias e aplicativos de delivery, o mercado de pagamentos passou a ter um grande problema: todo o volume transacionado era depositado em um único domicílio bancário e, posteriormente, o valor era dividido entre os envolvidos na operação. 

Esse cenário levava a três grandes questões: 

1- a segurança do repasse ser feito devidamente, sobretudo em casos de falência;

2- taxas, bitributações e emissão de notas fiscais — todo o cenário tributário ficava nebuloso com tantos agentes envolvidos em um único pedido;

3- erros humanos nos lançamentos e pagamentos.

O Banco Central então, precisou intervir no mercado com a criação das seguintes circulares: 

  • Circular Bacen nº 3.682/13: dispõe sobre o papel dos agentes envolvidos em transações financeiras, regulamentação do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) e princípios de interoperabilidade; 
  • Circular Bacen nº 3.765/15: estabelece a centralização, em uma grade única, da compensação e liquidação das ordens eletrônicas de crédito e débito realizadas entre diferentes instituições financeiras ou de pagamento;
  • Circular Bacen nº 3.815/16: determina o início das operações de liquidação no mercado de meios de pagamentos via grade centralizada para marketplaces.

A resposta do mercado às normativas foi a criação, em 2018, do Split de Pagamento. O Pagar.me foi um dos players pioneiros em oferecer essa solução. 

Split de Pagamento: o que é e como funciona?

De forma resumida, o Split de Pagamento é uma ferramenta que, a partir de regras customizadas definidas pelo próprio marketplace, faz toda a divisão de recebíveis de forma automática, mitigando erros humanos e problemas de repasse.

Em uma operação com o Split, o cliente pode fazer um único pedido e um único pagamento, mesmo que esteja comprando de sellers distintos. De forma imperceptível para o consumidor, o valor do pedido é dividido, seja em porcentagem ou em reais – de acordo com as regras de split estabelecidas pelo marketplace -, e cada player recebe sua respectiva parte em contas nominais.

Veja no esquema abaixo como essa tecnologia funciona:

Esquema da empresa pagar me detalhando como funciona o split de pagamentos para recebiveis
Imagem: reprodução

Além de marketplaces, o Split de Pagamento pode ser utilizado por franquias, operações omnichannel, aplicativos que envolvem diversos agentes (lojistas e entregadores), escolas e cursos, marketplaces de serviços ou infoprodutos e programas de afiliados. Ou seja, é ideal para qualquer modelo de negócio que envolve mais de um recebedor. 

Benefícios da divisão de recebíveis com Split

Além de ser uma ferramenta para os negócios atuarem em conformidade com o Bacen, o Split de Pagamento apresenta outros benefícios para os lojistas, como:  

  • Simplificação na conciliação: todos os recebíveis são registrados conforme exigência do Registro de Recebíveis;
  • Mitigação de erros: ao automatizar processos cheios de detalhes, são evitados erros de repasse. Após serem personalizadas as regras de Split, a tecnologia cuida de tudo para que os valores caiam nas contas de seus respectivos donos, sem erros;
  • Aumento da conversão: ao melhorar a experiência de compra do cliente, o Split de Pagamento contribui para o aumento das vendas;
  • Segurança operacional: o marketplace ou negócio principal da operação não tem mais a responsabilidade de gerir o montante recebido pelos sellers, ficando responsável apenas por aquilo que é seu. Ainda assim, o Split de Pagamento traz outro benefício associado, que é o marketplace ter autonomia para criar e customizar suas próprias regras, decidindo sobre taxas, prazos, antecipações, estornos, chargebacks etc. 

Split de Pagamento do Pagar.me

No Pagar.me, tecnologia de pagamento digital e omnichannel do Grupo StoneCo., o Split de Pagamento pode ser utilizado pelos negócios que usam tanto a solução de pagamento de PSP quanto de gateway. 

Além disso, o produto conta com importantes diferenciais, como: 

  • Split de Pagamento personalizável, com possibilidade de customização das regras de Split tanto por seller quanto por transação;
  • Divisão de recebíveis de cartão de crédito, boleto bancário e Pix;
  • Possibilidade de fazer estornos parciais;
  • Transações registradas em tempo real;
  • Agenda de recebíveis individuais;
  • Possibilidade de fazer Split de Pagamento com Recorrência;
  • Integração com a solução omnichannel de Prateleira Infinita.

Para saber mais sobre o Split de Pagamento e outras soluções oferecidas pelo Pagar.me, visite o site da empresa.