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Soluções em cloud para e-commerce: o que podemos esperar?

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Foi-se o tempo em que servidores eram máquinas caras e acessíveis a apenas grandes corporações.

Com o aumento do número de tecnologias e serviços baseados na nuvem, aumentou também a oferta de soluções em cloud no mercado, o que fez com que o valor de investimento para os clientes finais caísse consideravelmente.

Hoje em dia, praticamente tudo acontece online. Desde as transações dos usuários até as decisões em termos de logística que uma empresa precisa tomar ainda dentro do seu centro de distribuição, todas essas informações ficam armazenadas em um lugar em comum – e estão acessíveis a qualquer momento para quem estiver habilitado.

As soluções em cloud ajudam a colocar números positivos como resultados de uma equação bastante simples: sites lentos e páginas indisponíveis fazem com que sua loja venda menos itens e, consequentemente, você ganhe menos dinheiro.

Sites mais rápidos e cujas páginas tenham baixo tempo de carregamento resultam em maior probabilidade de conversão das suas vendas.

Soluções sob medida

O primeiro passo para que sua loja virtual decole é buscar auxílio de equipes especializadas em otimizar o acesso às informações que você disponibiliza.

Para isso, antes de tudo, é preciso entender quais são as reais necessidades do seu negócio e, por conta disso, nem sempre uma solução “pronta” é a mais adequada.

Você precisa ter a oportunidade de montar o seu próprio pacote. Isso inclui não apenas espaços de armazenamento ou gerenciamento de tráfego, mas também segurança de dados. Para isso, conte com as soluções de infraestrutura de TI.

De nada adianta angariar dados dos seus clientes e poder cruzá-los com rapidez e eficácia se, em um dado momento, você se descuida da segurança e outras pessoas mal-intencionadas têm acesso a essas informações.

Conquistar clientes é difícil, mas perdê-los muitas vezes leva alguns poucos minutos.

Otimizando o tráfego recebido

Pesquisas indicam que o brasileiro em geral não está disposto a esperar mais do que cinco segundos para o carregamento de uma página na internet.

Quanto mais tempo uma página leva para ser exibida, maiores são as chances de ele desistir na metade do caminho ou, ainda, ficar menos propenso a fazer uma compra por impulso. Por isso, não seja você aquele que coloca empecilhos no caminho dos clientes que querem adquirir as suas mercadorias.

As soluções em cloud permitem otimizar esses processos e prever em tempo real eventuais aumentos de demanda e requisições. Resolver um problema depois que ele foi instaurado é muito mais caro e complicado do que prevenir e evitar que ele aconteça. Para isso é preciso que a empresa responsável pelo gerenciamento da sua loja online tenha agilidade suficiente para criar planos de emergência e executá-los, tudo para que você ofereça a melhor experiência possível para os seus clientes.

Prevendo comportamentos

Uma das tendências que vem sendo largamente utilizadas na nuvem são os conceitos de machine learning.

Trata-se da capacidade de coletar dados e, a partir do cruzamento de informações com APIs, inferir comportamentos ou antever soluções que possam agilizar o processo de compra ou mesmo de pesquisa de um determinado produto.

A ideia é que as máquinas possam utilizar os dados de navegação para “aprender” mais sobre os consumidores, seja de forma geral ou individual.

A partir disso, o administrador pode prover soluções mais assertivas e que tenham maiores possibilidades de conversão de vendas. Trata-se de um uso de business intelligence cada vez mais comum e acessível no mercado.

Uma outra vertente que está surgindo em função desses dados é a do uso de bots, robôs pré-programados para responder a perguntas simples a partir do aprendizado de dados básicos de uma operação. A vantagem desse processo é a diminuição do tempo de espera para uma resposta e da possibilidade de filtrar ocorrências mais rotineiras.

Expansão das chamadas nuvens híbridas

Com o grande volume de dados gerados pelas empresas, é de se imaginar que a capacidade de processamento dos servidores na nuvem precise aumentar consideravelmente. Em tese, a resposta é sim, mas na prática isso pode ser otimizado de um jeito mais eficiente com as chamadas nuvem híbridas.

Tratam-se de uma solução que permite combinar a segurança em TI das nuvens privadas com a redução de custos das soluções executadas em nuvens públicas. O resultado disso é a possibilidade de flexibilizar consideravelmente as suas necessidades e escalar esse processo sempre que necessário de uma forma rápida e segura.

O grande segredo é determinar o melhor uso possível dos servidores, evitando que grandes estruturas ou espaços alocados sejam mantidos de forma ociosa ou rodando tarefas redundantes.

Uma realidade sem volta

Há pelo menos dois anos o uso da nuvem vem crescendo de forma exponencial. Se antes era prudente afirmar que essa era uma tendência do futuro, hoje já convém dizer que as soluções em cloud são a realidade para boa parte dos negócios de comércio eletrônico.

A grande vantagem é que a cada dia que passa novas empresas embarcam nesse caminho – e com isso o custo do serviço cai.

Para 2017 o cenário não deve ser diferente. Aqueles que investirem em soluções eficazes para o seu negócio, certamente terão uma vantagem competitiva significativa nesse momento. Os processos digitais tendem a ficar mais automatizados e dinâmicos, deixando mais tempo livre para que os administradores possam manter o foco no que realmente importa: a tomada de decisões estratégicas.