Logo E-Commerce Brasil

Sites automotivos estão entre os mais visitados no Brasil pelas mulheres

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

Considerando o amadurecimento do varejo online, no Brasil, o setor automotivo tornou-se, uma das principais categorias, no varejo, em termos de interesse por parte dos consumidores.  Segundo o IBOPE Mídia no relatório “Netview” da Nielsen os sites automotivos ocupam o 15 º  como sites mais populares no Brasil, e são aqueles com o maior aumento no número de visitantes únicos.

Captura de Tela 2013-08-23 às 12.08.31

Parte desse aumento da popularidade on-line é um reflexo do crescente interesse geral dos consumidores na aquisição ou troca dos próprios veículos, aproveitando os incentivos fiscais que acontecem desde 2012 por parte do Governo para impulsionar a indústria automobílista e incentivar o consumo.  A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículo Automotores do Brasil, e a Associação Nacional dos fabricantes de automóveis, informaram que nos primeiros seis meses de 2013 a indústria automotiva atingiu um recorde de vendas, com 1,8 milhões de veículos comercializados o que significou um  crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período em 2012 . Mas, como os impostos que deverão ser restabelecidos até o fim do ano, o setor tende a diminuir novamente.

A venda online no setor automotivo também está crescendo, embora a um ritmo mais modesto em relação a outras categorias mais maduras e mais baratas como moda/acessórios e eletrodomésticos.  Uma edição recente do Online Retail Index produzido pela E-Consulting, uma empresa de consultoria de serviços digitais, prevê um crescimento de 20,6% nas vendas on-line de carros, motocicletas e peças em 2013.

O crescimento da procura online neste segmento foi constatadao pela Navegg, empresa brasileira de web analytics, que demostrou que mais de 60% dos usuários de internet  usam este canal para planejar a compra de veículos, on-line ou off. Houve uma ligeira liderança na intenção de compra pelo público feminino, enquanto os homens foram os mais interessados ​​em peças e acessórios.

Captura de Tela 2013-08-23 às 12.08.42

Um olhar mais profundo para a demografia dos usuários de internet interessados na aquisição de um  automóvel on-line confirma o costume dos homens jovens, solteiros e ricos em visitar os sites que tenham conteúdo relacionados a carros.

Já o público feminino na faixa etária de 35 a 59 anos, por exemplo, 24,2% dos internautas do sexo feminino buscou informações sobre veículos no varejo online em comparação a 10,8% dos homens. Ao considerar a renda média, ou classe C, usuários de internet, quase metade das mulheres do grupo pesquisado buscam informações on-line sobre veículos, enquanto para os homens a proporção foi de 34,4%.

 

Veja aqui a matéria completa do eMarketer .