Considerando o amadurecimento do varejo online, no Brasil, o setor automotivo tornou-se, uma das principais categorias, no varejo, em termos de interesse por parte dos consumidores. Segundo o IBOPE Mídia no relatório “Netview” da Nielsen os sites automotivos ocupam o 15 º como sites mais populares no Brasil, e são aqueles com o maior aumento no número de visitantes únicos.
Parte desse aumento da popularidade on-line é um reflexo do crescente interesse geral dos consumidores na aquisição ou troca dos próprios veículos, aproveitando os incentivos fiscais que acontecem desde 2012 por parte do Governo para impulsionar a indústria automobílista e incentivar o consumo. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículo Automotores do Brasil, e a Associação Nacional dos fabricantes de automóveis, informaram que nos primeiros seis meses de 2013 a indústria automotiva atingiu um recorde de vendas, com 1,8 milhões de veículos comercializados o que significou um crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período em 2012 . Mas, como os impostos que deverão ser restabelecidos até o fim do ano, o setor tende a diminuir novamente.
A venda online no setor automotivo também está crescendo, embora a um ritmo mais modesto em relação a outras categorias mais maduras e mais baratas como moda/acessórios e eletrodomésticos. Uma edição recente do Online Retail Index produzido pela E-Consulting, uma empresa de consultoria de serviços digitais, prevê um crescimento de 20,6% nas vendas on-line de carros, motocicletas e peças em 2013.
O crescimento da procura online neste segmento foi constatadao pela Navegg, empresa brasileira de web analytics, que demostrou que mais de 60% dos usuários de internet usam este canal para planejar a compra de veículos, on-line ou off. Houve uma ligeira liderança na intenção de compra pelo público feminino, enquanto os homens foram os mais interessados em peças e acessórios.
Um olhar mais profundo para a demografia dos usuários de internet interessados na aquisição de um automóvel on-line confirma o costume dos homens jovens, solteiros e ricos em visitar os sites que tenham conteúdo relacionados a carros.
Já o público feminino na faixa etária de 35 a 59 anos, por exemplo, 24,2% dos internautas do sexo feminino buscou informações sobre veículos no varejo online em comparação a 10,8% dos homens. Ao considerar a renda média, ou classe C, usuários de internet, quase metade das mulheres do grupo pesquisado buscam informações on-line sobre veículos, enquanto para os homens a proporção foi de 34,4%.
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