Logo E-Commerce Brasil

Site de compra coletiva aposta na interatividade com o público para aumentar as vendas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A interatividade também chegou aos sites de compras coletivas. Desde setembro deste ano, o portal barganhando.com conta com uma nova versão, agora totalmente integrada aos conceitos de web 2.0. O objetivo da mudança é valorizar a relevância do conteúdo e a interação com os internautas.

O novo sistema dá maior destaque na página inicial para as ofertas mais compradas, clicadas e compartilhadas pelos clientes. “Assim, a cada hora uma oferta aparecerá maior e primeiro na tela, dependendo de quantas vezes foi acessada”, explica o administrador Rafael Vaz, um dos sócios do site. Esse conceito ajuda também a privilegiar os parceiros que fecham bons descontos. “Se a oferta não for tão atrativa, pode ser menos acessada e, por isso, ficar menor que as outras promoções na página”, explica o publicitário Vinícius Magalhães, outro sócio do barganhando.com.

A nova versão já trouxe resultados positivos para o site. Em apenas um mês a quantidade de acessos aumentou 34% em relação ao mês de agosto; assim como o cadastro de clientes que hoje é de 77 mil apenas em Brasília. “Agora os internautas podem aproveitar as ofertas por um período um pouco maior de tempo. Nem sempre as pessoas podem acessar o site diariamente e acabam perdendo boas ofertas”, explica Vaz.

Outra vantagem percebida pelos dois sócios é que as empresas passaram a procurar mais o barganhando para fechar parcerias. “Por conta da nossa disponibilidade de entrar com ofertas a qualquer momento recebemos mais ligações. Se um parceiro precisar entrar com uma promoção relâmpago neste momento podemos fazer isso”, ressalta Magalhães.

As mudanças também vão ocorrer no sistema de cadastro. Os parceiros vão passar a incluir as promoções no portal, indicando o que eles gostariam que fosse produzido pela equipe do barganhando. “Isso simplificará toda a criação das ofertas, economizando tempo dos estabelecimentos e também da nossa equipe comercial”, diz Magalhães. Com a web 2.0, o site passa a ter a capacidade de oferecer 26 promoções por cada cidade cadastrada. “Em média, serão dez só de Brasília, com duas ofertas novas por dia”, informa Vaz. Ele lembra que agora os clientes também vão poder comprar produtos e não apenas serviços pelo barganhando store. Essa nova ferramenta vai dar descontos em câmeras fotográficas, filmadoras, utensílios domésticos e muitas outras opções.

Desde que foi criado, em janeiro deste ano, o barganhando valoriza o contato com os internautas e a satisfação pelos serviços ofertados. Por meio das redes sociais, o portal estabelece um diálogo com os consumidores e promove ofertas relâmpagos, como por exemplo, sorteio de ipods e cupons com descontos. Para os empresários, esse contato direto com as pessoas pode ser um diferencial em relação aos outros sites de compras coletivas, que apostam no disparo de e-mail marketing para divulgar as promoções e entopem as caixas dos clientes cadastrados. “Uma prática bastante ultrapassada”, avaliam.