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Employer branding x employee experience: o que significam?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Employer branding x employee experience: afinal, o que cada um desses termos significa e como eles podem ser usados no dia a dia do negócio? Antes de falar sobre as diferenças entre os conceitos, vale entender uma importante similaridade: ambos consideram o relacionamento da empresa com seus colaboradores. 

Employee branding - Publieditorial - Zendesk
(Imagem: Freepik)

Além disso, observa-se a percepção que os funcionários têm sobre essa relação. Será que há uma sinergia entre o que a companhia está fazendo e o que o colaborador está percebendo?

Responder a essa pergunta positivamente é essencial, se você deseja ter um negócio de sucesso, capaz de reter talentos e aproveitar o melhor de cada pessoa que está no time. 

Isso é relevante porque colaboradores satisfeitos com o ambiente de trabalho, geralmente, produzem mais. Já a produtividade é um indicador imprescindível para o crescimento escalável da organização. 

Contudo, ao contrário do que alguns gestores acreditam, bons salários não são suficientes para manter sua equipe engajada, motivada e produtiva. 

Mais do que isso, é vital contribuir para o bem-estar dos colaboradores. Afinal, perder um talento é muito mais caro para a empresa do que treiná-lo, motivá-lo e buscar solucionar as flutuações comuns de produtividade.

Para se ter uma ideia, pesquisas como a divulgada pela empresa de recrutamento TLNT  mostram que o custo total para substituir um profissional de nível médio é 150% do valor do salário anual dele.

Já a perda de um funcionário de alto nível ou altamente especializado eleva a despesa para 400% do salário anual dele. Ou seja, perder um colaborador é uma grande despesa para a companhia. 

É nesse cenário que os conceitos de employer branding x employee experience são a chave do sucesso. Siga conosco para entender tudo sobre o assunto! 

O que é employer branding?

Employer branding é o termo usado para medir a reputação que a empresa tem perante seus futuros, atuais e antigos funcionários. Como o próprio nome sugere, é o poder que a marca tem junto aos seus colaboradores. Em outras palavras, é a maneira como ela é reconhecida pela equipe.

É preciso estar sempre atento ao employer branding para que sua empresa possa atrair talentos e reter os melhores profissionais do mercado.

Para construir uma boa employer branding, é crucial:

+ Promover um bom ambiente de trabalho;
+ Criar uma cultura empresarial forte;
+ Estabelecer uma excelente comunicação com seus funcionários;
+ Oferecer uma série de benefícios que façam sentido para todos.

Leia também: Benefícios para funcionários: quais são os melhores?

O que é employee experience (EX)?

Diferente de employer branding, o termo employee experience pode ser traduzido como experiência dos colaboradores diante da organização. É um conceito que tem como plano de ação implementar estratégias internas, que, juntas, possibilitam que o funcionário tenha uma boa experiência em sua relação com a companhia. 

Isso inclui atenção a diferentes áreas, como:

+ Relacionamento com a liderança;
+ Clima organizacional;
+ Plano de carreira;
+ Treinamentos oferecidos.

Para entender mais detalhadamente, indicamos que você acesse o e-book gratuito “A importância de EX para os negócios” para entender os impactos positivos e os desafios de implementar uma estratégia eficiente de experiência do colaborador.

Qual a diferença entre employer branding e employee experience?

Employer branding e employee experience são conceitos relacionados, mas diferentes. Enquanto o employer branding está atrelado à reputação que a empresa tem diante de seus colaboradores, o employee experience diz respeito ao conjunto de experiências que eles vivem no negócio.

Um conceito reforça o outro, ou seja, as boas experiências (employer experience) fazem com que o colaborador tenha uma boa imagem da marca (employer branding). 

Ter uma boa reputação interna ajuda a colocar no mercado a imagem de que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar, fazendo com que a organização consiga atrair mais talentos.

Mas essa não é a única razão para investir na criação e no monitoramento das experiências que seus colaboradores vivem no dia a dia de trabalho. 

Afinal, um bom ambiente é essencial para a felicidade, motivação e produtividade.

De acordo com um estudo da Gallup, empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais. Adicionalmente, são 31% mais produtivas, 85% mais eficientes e 300% mais inovadoras.

Esses são bons números para defender a importância de um bom trabalho de employer branding e employee experience, não é mesmo?!

Como anda a employer branding e employee experience em sua empresa?

É muito importante entender como está a relação entre employer branding e employee experience em sua empresa para, então, tomar as decisões certas e ajustar cada um destes conceitos.

Sua companhia precisa realizar uma boa gestão de marca, que impacta as estratégias de atração e retenção de talentos.

Para isso, é vital entender como seus colaboradores se sentem, quais são suas necessidades e o que é importante para eles.

O primeiro passo precisa ser dado de dentro para fora. Isso significa entender o que faz bem ao ambiente de trabalho de sua empresa. 

Ouça seus colaboradores e aplique ações efetivas para melhorar continuamente a experiência deles com a companhia e, consequentemente, otimizar a imagem que eles têm do negócio. 

A partir daí, não deixe de divulgar, replicar e acompanhar os resultados, sempre com atenção necessária para a realização de ajustes.

Para otimizar os resultados da área, que tal contar com o apoio da tecnologia? Nessa linha, vale a pena realizar uma avaliação gratuita do sistema da Zendesk e verificar, na prática, como a solução ajuda a poupar tempo dos colaboradores e propiciar mais produtividade.

Dessa forma, seus agentes podem focar seus esforços em atividades mais complexas e estratégicas, já que as demandas simples podem ser atendidas por chatbots. Aproveite a oportunidade de melhorar tanto a employer branding, quanto a employee experience.