Logo E-Commerce Brasil

Shopee inaugura seu primeiro centro de distribuição no Rio Grande do Sul

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Ontem (26), a Shopee anunciou a inauguração de seu 11º centro de distribuição, o primeiro no Rio Grande do Sul, localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). O novo espaço vai permitir o aumento de 60% na capacidade de entrega dos produtos de vendedores brasileiros na região Sul, atendendo mais de 600 cidades dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A unidade vai operar no modelo cross docking, em que as mercadorias coletadas por meio de parceiros logísticos são reorganizadas e encaminhadas aos hubs de última milha.

(Imagem: Shopee)

O marketplace já conta com 10 centros de distribuição nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás (inaugurado em fevereiro). Também são mais de 100 hubs logísticos de primeira e de última milha, todos feitos exclusivamente para produtos dos lojistas brasileiros. O que aumenta a capilaridade das entregas, permitindo que a Shopee e consiga chegar nas residências em todo o território nacional.

Assim como os outros centros logísticos da empresa, o novo galpão é dedicado aos produtos vendidos dos nossos mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, que representam 90% das vendas da Shopee. Com essa abertura reforçamos o nosso compromisso em oferecer uma experiência cada vez melhor aos usuários. Além disso, vamos conseguir conectar melhor os estados da região, reduzindo a distância percorrida por pedidos e melhorando os tempos de entrega para os consumidores.

Rafael Flores, Head de Expansão e Malha Logística na Shopee

A presença da Shopee no Sul

Atualmente, a Shopee conta com 19 hubs na região Sul, presente nos seguintes estados: Paraná (7), Santa Catarina (6) e Rio Grande do Sul (6). Além do novo centro de distribuição inaugurado no Rio Grande do Sul, o marketplace também vai inaugurar dois novos hubs em Lajeado e Passo Fundo.

Jornada dos pedidos do marketplace

A jornada de uma compra feita na Shopee começa com a preparação da mercadoria pelo vendedor depois da confirmação do pedido pelo consumidor. Em seguida, os produtos são coletados no espaço do vendedor por veículos que atuam na primeira milha ou por meio dos PUDOs (pontos de pick up/drop off).

(Imagem: Shopee)

Depois, os pedidos são encaminhados para processamento e distribuição, passando por uma roteirização diária para otimização das entregas (hub de primeira milha, centro de distribuição, galpão de última milha e usuário final). Para a entrega ao consumidor, os motoristas são escolhidos com base em conhecimento de rota, com monitoramento em tempo real que mantém contato direto com motoristas e clientes.