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SEO para brand awareness: transformação digital em marca de skincare

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em um mundo no qual as decisões de compra são cada vez mais influenciadas por força de presença online, a concorrência por brand awareness (reconhecimento de marca) por meio de canais digitais é extremamente relevante.

Para marcas de skincare, universo no qual a concorrência pelas exposição está cada vez maior e os consumidores estão sempre em busca das melhores soluções para suas necessidades individuais, ter uma estratégia sólida de SEO é essencial

Como especialista na área, no último ano, a Enext realizou um projeto transformador com uma marca líder em skincare no mundo, visando aumentar presença digital e conversões orgânicas em retailers no mercado brasileiro. 

Este SEO case study detalha a jornada desse projeto, desde a identificação do desafio até a execução da estratégia e os resultados impressionantes que alcançamos. 

O desafio: alavancar brand awareness no Brasil, sem deixar de lado as conversões em retailers

Nesse projeto, o principal foco foi aumentar o reconhecimento da marca entre as demais concorrentes no mercado de cuidados com a pele no Brasil, realizando uma estratégia 360 com integração das frentes de Mídia, CRM, Social Media e BI.

Em SEO, de maneira específica, o desafio foi aumentar o tráfego orgânico sem marca (termos non-branded), a fim de apresentar a marca ao usuário, educá-lo sobre os produtos e levá-lo à compra em retailers parceiros.

Além de pesquisas de mercado realizadas por instituições referenciadas, o objetivo de crescimento também estava relacionado às principais métricas de exposição online. A estratégia não poderia deixar de lado o aumento de vendas para os parceiros.

Portanto, foi necessário considerar não apenas a necessidade de expor mais a marca, mas expô-la de maneira eficiente para potencializar resultados de conversão.

A estratégia: aplicação de ações de SEO de retorno em curto-médio prazo

A estratégia de SEO para a marca de skincare foi planejada para garantir um retorno significativo no período de um ano. 

Tendo em mente as principais recomendações do Google, a estratégia envolveu ações de resultados a curto, médio e longo prazo — não apenas melhorias técnicas de SEO, mas também a criação de conteúdo original, relevante e cientificamente embasado para perguntas e preocupações do público da marca. 

Era necessário que os clientes entendessem os ingredientes que estavam usando em sua pele e por que os produtos com esses ingredientes eram a melhor escolha para eles.

O foco dos esforços esteve em buscas relacionadas a itens de hidratação, por ter grande share em participação no mercado de dermocosméticos, e produtos adequados para pele oleosa, que é predominante no Brasil.

Portanto, a fim de superá-lo em pesquisa de brand awareness, era crucial destacar como os produtos da marca do cliente poderiam oferecer benefícios em buscas relacionadas ao termo.

A execução: sintonia com time da marca, aplicação com AI e monitoramento

Em primeiro lugar, a execução dessa estratégia exigiu uma colaboração fluida com a equipe da marca no Brasil. 

A equipe Enext e o time do cliente trabalharam juntos para entender o mercado de skincare local e as necessidades específicas dos consumidores brasileiros — como as principais dúvidas de pessoas com pele oleosa ou pele sensível.

Também formaram parcerias com dermatologistas da marca para trazer citações de autoridades no campo. Isso adicionou outro nível de credibilidade ao conteúdo e ajudou a alavancar a marca como uma líder de pensamento na indústria de skincare.

Finalmente, utilizaram AI para otimizar a catalogação de informações e referências científicas. Isso permitiu criar conteúdo que não apenas respondesse às perguntas dos consumidores, mas também fosse respaldado por pesquisas e dados científicos.

Os resultados: crescimento de 120% pelo canal de busca orgânica e aumento de 256% em conversões em retail

O projeto foi um sucesso com resultados impressionantes: em comparação 2022 versus 2023, a marca teve aumento de 12 pontos em brand awareness em pesquisa de mercado.

Nas principais métricas de SEO, foi alcançado:

  • Aumento de 119% em palavras-chave;
  • 120% no tráfego por termos sem marca;
  • Salto de 256% para compras em varejistas.
Gráfico representando o crescimento do tráfego orgânico da marca de skincare ajudada pela enext
Imagem: reprodução

De maneira específica, como exemplo, a marca conquistou a primeira posição do estratégico termo “ceramidas”, permitindo uma visibilidade maior em comparação ao resultado orgânico dos principais concorrentes.

Os números evidenciaram a importância e potência das ações de SEO em toda a transformação digital da marca, elevando os resultados nos principais objetivos traçados para o projeto.

Os aprendizados: conteúdo original e de qualidade deve ser priorizado

Entre todas as principais ações de alto retorno nos KPIs do projeto, uma das principais lições foi relacionada à importância do conteúdo original e de alta qualidade. 

Observou-se que os clientes da marca não queriam respostas rápidas ou sem embasamento. Eles procuravam realmente entender os ingredientes que usariam para fazer as melhores escolhas em suas rotinas de cuidados com a pele.

Isso significou priorizar a criação de artigos mais longos que aprofundem em tópicos específicos e referenciem papers relevantes. Apesar de exigir grande esforço em publicações científicas e treinamentos por médicos especialistas, entendemos que esse tipo de conteúdo era ideal para o sucesso da nossa estratégia.

Em conclusão, os resultados obtidos nesse projeto Enext reforçou a importância de uma estratégia de SEO bem planejada e executada, elevando o reconhecimento da marca no Brasil e aumentando significativamente suas conversões orgânicas do cliente.