Logo E-Commerce Brasil

Semana do Consumidor teve aumento nos preços dos produtos, revela Buscapé

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O estudo do Buscapé revelou que a “Black Friday de março” não ofereceu bons descontos para os consumidores. Segundo a pesquisa, a variação de preços em relação à semana anterior foi um aumento de 1%, indicando poucas ofertas durante a data. Os únicos produtos com descontos mais agressivos foram os fones de ouvido, com ofertas próximas a 20%.

Além de mais procurados, os celulares e smartphones registraram aumento de 3,6% nos preços (Imagem: Freepik)

Na contramão dos descontos dos fones de ouvido, foi registrado um aumento em diversos itens:

  • Smartphones (3,6%);
  • TVs (4%);
  • Fogões (9,2%);
  • Fornos (4,5%);
  • Micro-ondas (4,7%);
  • Pneus automotivos (5,1%).

O faturamento do e-commerce na Semana do Consumidor de 2023, segundo dados da Neotrust, foi de R$ 6,7 bilhões, uma queda de 15% em relação a 2022, quando a data registrou R$ 7,2 bilhões, impulsionada principalmente pela venda de eletrodomésticos, smartphones e eletrônicos. Na Black Friday de 2023, o faturamento também caiu 15,1%, passando de R$ 6,1 bilhões em 2022 para R$ 5,2 bilhões no ano passado.

Para Francisco Donato, Superintendente Executivo de Negócios da Mosaico, empresa detentora das marcas Buscapé, Zoom e operadora do Shopping PAN, a recuperação do varejo pós-pandemia tem enfrentado uma série de desafios e afeta possibilidade de descontos maiores. “Tivemos no Brasil quedas de faturamento em datas importantes do comércio, frente a anos anteriores, como Black Friday e a própria Semana do Consumidor. Como consequência, os lojistas têm tido mais dificuldade em abrir mão de parte da margem de lucro para reverter em descontos”, aponta o executivo.

Aumento no preço do ar-condicionado e ventilador

Com as ondas de valor, os preços dos aparelhos de ar-condicionado subiram 26% em comparação a março do ano passado, com um aumento adicional de 0,5% em relação à semana anterior. Isso impulsionou uma demanda 37% maior por ventiladores e circuladores de ar em comparação com 2023.

Com um ticket médio de R$ 309, muito abaixo dos R$ 3.116 dos aparelhos de ar-condicionado, os ventiladores registraram uma queda de 5,1% nos preços na comparação com a semana anterior à Semana do Consumidor.

Smartphones lideram os 20 mais buscados

Entre os 20 produtos mais procurados na Semana do Consumidor, 11 eram smartphones. A categoria apresentou uma queda de 4,9% nos preços em comparação com o ano passado, fechando a Semana do Consumidor com um ticket médio de R$ 2.132, um aumento de 6,3% em relação a 2023.

Confira a lista dos 20 produtos mais buscados:

Categoria Preço mediano % semana anterior Ticket médio
Celular e Smartphone R$ 1.775,00 3,62% R$ 2.132,48
Ar-condicionado R$ 2.300,00 0,52% R$ 3.116,29
Geladeira R$ 3.308,00 0,24% R$ 3.488,52
Lavadora de Roupas R$ 1.959,00 2,78% R$ 2.224,77
TV R$ 2.490,00 4,01% R$ 2.860,11
Notebook R$ 2.895,00 -0,72% R$ 3.176,59
Fogão R$ 965,00 9,16% R$ 1.046,15
Tablet R$ 1.937,00 -2,37% R$ 1.752,34
Ventilador e Circulador R$ 202,00 -5,16% R$ 309,48
Micro-ondas R$ 622,00 4,71% R$ 723,68
Tênis R$ 321,00 -0,31% R$ 251,86
Fritadeira Elétrica R$ 463,00 -3,14% R$ 478,81
Pneus para Carros R$ 434,00 5,08% R$ 1.082,43
Suplementos e Complementos Alimentares R$ 92,00 2,22% R$ 149,13
Livros R$ 54,00 -5,26% R$ 100,65
Monitor R$ 785,00 -4,50% R$ 873,73
Aspirador de Pó e Água R$ 379,00 -2,07% R$ 476,56
Fone de Ouvido e Headset R$ 256,00 -20,00% R$ 356,89
Forno R$ 1.072,00 4,48% R$ 1.040,39
Purificador de Água R$ 575,00 0,35% R$ 586,82
(Fonte: Buscapé)