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SEBRAE cria página específica com orientações para o varejista online

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de <nowrap>e-commerce</nowrap> das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

O empreendedor que pretende montar sua loja na internet já dispõe de importante ferramenta, a página Comércio Eletrônico, disponível no Portal Sebrae, no menu Setores. O espaço reúne dicas para abrir, planejar e gerir um negócio na web. Com o instrumento, o empresário pode entender melhor o setor e como crescer no mercado virtual.

Dados sobre leis nacionais, estaduais e Código de Defesa do Consumidor, com enfoque no comércio eletrônico, fazem parte do link. Entre os assuntos abordados, aparecem formação de estoque, aumento nas vendas e design para a loja on-line. Junto com esses conteúdos, o internauta encontra vídeos e informações de projetos do Sebrae.

Uma das ações para apoiar empreendedores na web é o Primeiro E-commerce, parceria do Sebrae com o Mercado Livre para criação de lojas virtuais. A iniciativa foi lançada em setembro de 2012. Com ela, o cliente dispõe de ferramentas para criar seu empreendimento on-line.

Já são 1.724 participantes cadastrados no país. Desse total, 59% são microempreendedores individuais, 34%, microempresas e 7%, pequenas empresas. Setenta e três por cento pertencem ao setor de Comércio, 21%, a Serviços e 6%, à Indústria. Ainda falando sobre os cadastrados, 88% abriram a empresa há menos de dez anos e 95% possuem até nove pessoas ocupadas.

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