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Retenção de clientes após a Black Friday 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Além do aumento de vendas, a Black Friday pode representar uma boa oportunidade para os e-commerces aumentarem sua retenção de clientes

Mulher mexendo no computador com um celular em mãos
Imagem: reprodução

Todo mundo conhece o clichê de que é muito mais barato manter seus consumidores existentes do que atrair novos. Mas, por algum motivo, parece que essa regra de ouro muitas vezes não recebe a atenção devida. Dado o quanto de esforço e recursos são necessários para conquistar um único cliente no espaço ultracompetitivo do varejo online, é difícil pensar em uma tendência recente que possa impactar os resultados de forma tão rápida e significativa quanto seguir uma das regras mais antigas – focar em reter os clientes que a empresa já tem.

Com o aumento de vendas na Black Friday, a maioria dos e-commerces obtém um pico de vendas, seguido por uma queda, o que significa que os clientes compram na promoção e depois não voltam para a loja virtual.

Gráfico da edrone mostrando pico de vendas na Black Friday.
Imagem: reprodução, pico de vendas na Black Friday

Mas, com foco na retenção de clientes após a Black Friday é possível obter um gráfico de rampa, no qual a loja virtual vende mais na época da promoção e mantém esse crescimento, atraindo os novos clientes para novas compras. 

Gráfico da edrone mostrando rampa na Black Friday.
Imagem: reprodução, rampa na Black Friday

Algumas iniciativas simples, podem fazer toda a diferença para fidelizar o consumidor após a Black Friday, como manter contato ativo por e-mail marketing, incentivar o feedback do cliente tanto sobre o produto quanto a experiência com a loja, analisar todos os dados possíveis e investir em automação. 

Com as automações de marketing as lojas virtuais conseguem responder ações dos clientes de forma automática, por meio de uma comunicação personalizada que entrega aquilo que o cliente quer receber. Na edrone é possível criar um fluxo customizado de automações para os clientes da Black Friday, criando uma régua de engajamento para manter esse cliente voltando para a sua loja.

Exemplo de fluxo customizado baseado na visualização de um produto no site da empresa edrone
Imagem: reprodução, fluxo customizado baseado na visualização de um produto no site

5 Automações de Marketing para Retenção de Clientes na Black Friday

Além dos fluxos customizados, a edrone oferece cenários de automação de marketing prontos para uso que podem ser usados para a retenção de clientes na Black Friday. São eles:

Cross-selling por e-mail com base nos produtos comprados ou visualizados durante e Black Friday.  

Recuperação de carrinhos abandonados (taxa que aumenta para 80% na Black Friday).

Recuperação de clientes, com envio de e-mails para clientes inativos, recuperando os consumidores perdidos após a promoção.

Recomendação de produtos personalizados, com base nos produtos comprados ou visualizados na Black Friday.

Programa de Fidelidade com premiações e benefícios para clientes fiéis.

A expectativa do consumidor atual é que suas necessidades específicas sejam atendidas, e não há mais como retroceder. Por isso é importante que todas as lojas virtuais, independentemente do porte ou setor, se mantenham atualizadas e inovando. Assim, continuarão sempre atraindo novos clientes e fidelizando os que já têm.