Além do aumento de vendas, a Black Friday pode representar uma boa oportunidade para os e-commerces aumentarem sua retenção de clientes.
Todo mundo conhece o clichê de que é muito mais barato manter seus consumidores existentes do que atrair novos. Mas, por algum motivo, parece que essa regra de ouro muitas vezes não recebe a atenção devida. Dado o quanto de esforço e recursos são necessários para conquistar um único cliente no espaço ultracompetitivo do varejo online, é difícil pensar em uma tendência recente que possa impactar os resultados de forma tão rápida e significativa quanto seguir uma das regras mais antigas – focar em reter os clientes que a empresa já tem.
Com o aumento de vendas na Black Friday, a maioria dos e-commerces obtém um pico de vendas, seguido por uma queda, o que significa que os clientes compram na promoção e depois não voltam para a loja virtual.
Mas, com foco na retenção de clientes após a Black Friday é possível obter um gráfico de rampa, no qual a loja virtual vende mais na época da promoção e mantém esse crescimento, atraindo os novos clientes para novas compras.
Algumas iniciativas simples, podem fazer toda a diferença para fidelizar o consumidor após a Black Friday, como manter contato ativo por e-mail marketing, incentivar o feedback do cliente tanto sobre o produto quanto a experiência com a loja, analisar todos os dados possíveis e investir em automação.
Com as automações de marketing as lojas virtuais conseguem responder ações dos clientes de forma automática, por meio de uma comunicação personalizada que entrega aquilo que o cliente quer receber. Na edrone é possível criar um fluxo customizado de automações para os clientes da Black Friday, criando uma régua de engajamento para manter esse cliente voltando para a sua loja.
5 Automações de Marketing para Retenção de Clientes na Black Friday
Além dos fluxos customizados, a edrone oferece cenários de automação de marketing prontos para uso que podem ser usados para a retenção de clientes na Black Friday. São eles:
– Cross-selling por e-mail com base nos produtos comprados ou visualizados durante e Black Friday.
– Recuperação de carrinhos abandonados (taxa que aumenta para 80% na Black Friday).
Recuperação de clientes, com envio de e-mails para clientes inativos, recuperando os consumidores perdidos após a promoção.
– Recomendação de produtos personalizados, com base nos produtos comprados ou visualizados na Black Friday.
– Programa de Fidelidade com premiações e benefícios para clientes fiéis.
A expectativa do consumidor atual é que suas necessidades específicas sejam atendidas, e não há mais como retroceder. Por isso é importante que todas as lojas virtuais, independentemente do porte ou setor, se mantenham atualizadas e inovando. Assim, continuarão sempre atraindo novos clientes e fidelizando os que já têm.