- o retorno estimado que os anunciantes tiveram do investimento feito em 2020 no Google Ads e o retorno que as empresas têm ao aparecer de maneira orgânica nos resultados da Busca;
- os valores pagos no ano passado aos editores de conteúdo, parceiros do Google AdSense;
- as doações de anúncios gratuitos oferecidas em 2020 a organizações sem fins lucrativos, por meio do Google Ad Grants;
- os valores pagos a criadores de conteúdo do YouTube em 2020;
- os pagamentos a desenvolvedores do Google Play no ano passado.
Relatório: plataformas do Google movimentaram R$ 67 bilhões no Brasil em 2020
O ano de 2020 trouxe desafios sem precedentes para os brasileiros. Diante da necessidade de reinvenção dos negócios provocada pela pandemia, o digital foi o caminho para que empreendedores e organizações de todos os tamanhos pudessem atravessar a fase mais aguda da crise e enxergar dias melhores. E o Google foi um parceiro que auxiliou essas pessoas e empresas a acelerarem seu processo de digitalização, atuando como um motor para o crescimento do país.
Uma das evidências disso está no Relatório de Impacto Econômico divulgado nesta terça-feira, 20, pelo Google. O documento mostra que, somente no ano passado, a Busca e as plataformas de publicidade do Google, o Google Play e o YouTube ajudaram a movimentar R$ 67 bilhões em atividade econômica no Brasil, número 30% maior do que em 2019. Além disso, mais de 207 mil empresas, publishers, organizações sem fins lucrativos, criadores de conteúdo e desenvolvedores de todo o país foram beneficiados pelas ferramentas consideradas no estudo.
“As empresas aceleraram sua digitalização durante a pandemia e estão colhendo os resultados, provando que a internet é, cada vez mais, uma ferramenta de propulsão da atividade econômica”, afirma Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. “O Relatório de Impacto Econômico confirma nossa busca incessante para que nossos produtos continuem a ser úteis e relevantes para todos os brasileiros, promovendo diversidade, cultura e inclusão”.
O cálculo para chegar na estimativa de impacto econômico do Google foi feito a partir de uma metodologia desenvolvida pelo economista-chefe do Google, Hal Varian, e é baseada na somatória de alguns critérios: