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Camara-e.net muda regras para Black Friday Legal

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) anunciou mudanças nas regras da Black Friday Legal (BFL), programa criado em 2013 para alimentar a confiança dos consumidores nas lojas participantes e alavancar as vendas durante o período de promoções.

A partir de agora, só podem receber o selo BFL 2016 empresas associadas ao Movimento e-MPE – campanha da Câmara-e.net que busca manter vivos os pequenos empreendedores do comércio eletrônico.

Quem participar do Movimento recebe o selo Clique e-Valide e também tem direito a participar do Detonaweb, promoção realizada pela camara-e.net anualmente.

Além da alteração na inscrição, o método de capacitação também ganhou novidades. No lugar das palestras presenciais, o empreendedor deve assistir a vídeos gratuitos, cada um com cerca de 20 minutos de duração, que vão oferecer dicas de legislação, planejamento, gateway, marketing para datas promocionais, infraestrutura e logística.

“A ideia dos vídeos é que o lojista possa assisti-los quando e da maneira que quiser e usar as dicas não apenas para a Black Friday, mas para outras datas promocionais”, explicou Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net.

A capacitação online tem participação de especialistas do Sebrae-SP, Correios, Braspag, da Microsoft e de outras entidades. Para assistir aos vídeos, clique aqui.

Os demais requisitos não sofreram mudanças. Para se inscrever, o lojista deve entrar no site da campanha até o dia 18 de novembro, preencher uma ficha cadastral e aceitar o Termo de Condição de Uso do BFL. A última etapa é ser aprovado na análise da camara-e.net, feita com base na situação da empresa junto à Receita Federal e o cumprimento do Decreto do Comércio Eletrônico.

“O Black Friday Legal já virou referência tanto para o lojista quanto para o consumidor, que sempre busca o selo da campanha no site da loja antes de efetuar a compra”, completou Palhares.

A campanha tem ganhado adeptos a cada ano. Em 2013, na sua primeira edição, 120 empresas foram aprovadas pela entidade. Já em 2015, o número saltou para 901. A estimativa é de que, neste ano, cerca de 1,5 mil lojas recebam o selo Black Friday Legal.