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Como usar o Reclame AQUI estrategicamente para a sua marca

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Pensa bem: com o crescimento das vendas online, as ações para destacar o e-commerce se tornaram ainda mais importantes, não é mesmo? Pois bem, o Reclame AQUI entra nesse contexto como um canal fundamental para promover a reputação online, aumentar a credibilidade do comércio eletrônico, conquistar a confiança do consumidor e vender mais.

No entanto, é importante saber usar a plataforma de forma estratégica. Afinal de contas, não basta marcar presença por lá. É necessário oferecer um atendimento impecável, responder todas as reclamações e até investir em ferramentas que contribuem para dar mais visibilidade para a sua empresa.

Gostou do assunto e quer saber como usar o Reclame AQUI de forma estratégica? Explicamos tudo a seguir. Olha só!

Entenda a jornada do consumidor no Reclame AQUI

Em primeiro lugar, o Reclame AQUI é muito mais que um site de reclamações. Na verdade, essa é uma ferramenta de pesquisa sobre reputação e atendimento. Além do mais, a plataforma funciona como uma espécie de termômetro de confiança. Veja só alguns dados interessantes do site:

    Nesse contexto, existem, basicamente, dois perfis de consumidores que entram na plataforma. A seguir, vamos explicar melhor sobre isso.

    Jornada de compra

    Antes de tomar uma decisão, é comum fazer pesquisas na internet para investigar se a empresa, de fato, existe e tem boa fama no mercado, não é mesmo?

    Pois bem, em suas jornadas de compra, os usuários costumam visitar o Reclame AQUI para pesquisar sobre a reputação das empresas. De acordo com pesquisas realizadas pela própria plataforma:

      Jornada de solução

      Nesse pacote entram os consumidores que estão em busca de soluções para seus problemas. No entanto, nem todos eles registram uma reclamação na plataforma.

      Ao ler o relato de outros consumidores, muitos usuários conseguem esclarecer suas dúvidas e resolver suas questões de forma autônoma, sem a necessidade de entrar em contato direto com a empresa, sabe? Veja só alguns dados sobre a jornada de solução:

        Saiba como usar o Reclame AQUI para conquistar a confiança do consumidor

        Como você pode perceber, o Reclame AQUI não é só reclamação. O fato é que a plataforma tem uma relevância ainda maior para os consumidores em processo de decisão.

        Ao acessar a página da empresa no Reclame AQUI, é possível ter acesso a informações como: reputação, relatos de outros consumidores, reclamações respondidas, índice de solução de problemas, nota do consumidor e por aí vai. Esses dados podem influenciar as escolhas de consumo.

        Aliás, o volume de reclamações não é o indicador mais relevante, viu? O que o consumidor observa é como as empresas lidam e resolvem essas questões. É por isso que essa é uma ferramenta importante para aumentar a credibilidade do e-commerce e conquistar a confiança do cliente.

        Tem mais: é possível espelhar os reviews coletados no e-commerce por meio da RA Trustvox — plataforma de reviews do Reclame AQUI — na página da empresa. Dessa forma, além de contribuir para reputação, é possível aumentar a visibilidade da empresa e melhorar o tráfego para a página.

        Em resumo: usar o Reclame AQUI estrategicamente é fundamental para destacar o seu e-commerce. Nesse contexto, é importante oferecer um atendimento impecável, responder todas as reclamações e até espelhar os reviews do e-commerce na página da empresa. Como resultado, você pode ter um aumento nas vendas e no faturamento. Legal, né?