Logo E-Commerce Brasil

Primeiro consumidor a comprar na ‘Black Friday chinesa’ é brasileiro

Por: Gustavo Santi

Profissional de mídia digital e content strategy. Já foi gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil, Sócio do Laboratorium - uma consultoria em inovação e empreendedorismo que já rodou o Brasil - trabalhou para o Facebook como analista de conteúdo [News Feed] com product data integrity e atualmente é Coordenador de Treinamento Online do Google Cloud, voluntário do Somos 99% e faz parte do time de voluntários do Burning Man Brasil.

Brasileiro realizou a compra exatamente a meia noite do horário de Hong Kong; o Brasil ficou em segundo lugar no ranking de locais que mais realizaram compras

Consumidores brasileiros participaram ativamente do Festival de Compras 11.11, conhecido como  “Black Friday chinesa”. Neste ano, o festival de 24 horas de promoções chegou pela primeira vez ao Brasil. O País ficou em segundo lugar no ranking de locais que mais realizaram compras.

O primeiro pedido de compra desse ano na campanha global do evento chinês foi realizado por um brasileiro exatamente a meia noite do horário de Hong Kong. O festival, promovido pelo Alibaba, é conhecido por ser a maior promoção 24 horas de compras online do mundo. Segundo reportagem do The New York Times, comprar na China é fácil, o difícil é receber a encomenda.

Em 2014, o AliExpress (site de compras do Alibaba) recebeu mais de 6,8 milhões de pedidos. Nele, atuam milhares de vendedores. Durante o evento, os vendedores do site ofereceram 1 milhão de produtos com 50% de desconto e 10 milhões com 15%.

A versão chinesa da Black Friday ocorreu na terça-feira, 11, dia em que é comemorado no país o Dia dos Solteiros. A iniciativa foi lançada na década de 90 por estudantes universitários chineses, como uma versão para solteiros do Dia dos Namorados. A troca de presentes que ocorre na data entre os casais de namorados contribuiu ao longo dos anos para o sucesso do evento.

Veja abaixo o ranking dos 11 países que mais realizaram operações. A lista não inclui a China, o  próprio organizador do evento.

1.       Rússia

2.       Brasil

3.       Israel

4.       Espanha

5.       Belarus

6.       EUA

7.       Canadá

8.       Ucrania

9.       França

10.    República Checa

11.    Reino Unido

Os cinco produtos mais comprados por brasileiros

1. Cardigans

2. Mobile phone stickers

3. Vestidos

4. Regata

5. Self-adhesive bras

Por: Estadão