Logo E-Commerce Brasil

Por trás da experiência do cliente e o modelo de negócios da Criamigos

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Nascida há cerca de 7 anos a partir de uma memória afetiva de Natiele Krassmann, a Criamigos se aproxima de 1 milhão de ursos vendidos. Grande parte desse sucesso se deve à experiência proporcionada pela marca, que promove a conexão com o público consumidor.

Imagem dos palestrantes sobre o palco de evento
Natiele Krassmann (esquerda) e Veronicah Sella contaram no Congresso RS ’23 a experiência do consumidor da Criamigos

E tudo começou em 2015, quando Krassmann, cofundadora da marca, viajou com Veronicah Sella (também cofundadora) para uma imersão de negócios na NRF, em Nova Iorque. Lá, tiveram contato com um modelo de negócio semelhante que cerca de 1 ano e meio finalmente saiu do papel.

Vitrine em Gramado

Natural de Uruguaiana, Krassmann disse que a cidade de Gramado foi escolhida como berço dos produtos por se tratar de uma vitrine nacional — e por ser um produto inovador. “Hoje trabalhamos com 71 franquias Brasil afora e 3 lojas próprias.

Sella aproveitou o momento para explicar a produção dos brinquedos, promovida a partir da experiência e a conexão da família em torno do urso. “É o cliente, por exemplo, que preenche o urso e passa a se sentir parte do objeto. Por meio dessa experiência que triplicamos o tíquete médio do produto. Estamos chegando a 1 milhão de pedidos e asseguro que nunca foi somente sobre a pelúcia, mas sim sobre pessoas, emoções e experiências efetivas”.

Novidades e o futuro da marca

Perguntada sobre os próximos passos da Criamigos, Krassmann lembra que a preocupação segue no intuito de gerar memórias afetivas. No entanto, destaca que a geração atual vive muito no sentido do descartável. “Gosto de lembrar que as crianças estão no centro das decisões das famílias, e a experiência continuada é importante. Por isso mantemos a preocupação do audiovisual no YouTube. Em julho de 2024, a executiva deixou escapar que a marca terá um hotel temático infantil do centro de Gramado, a fim de tornar a jornada física ainda mais marcante.

O site da Criamigos e a relação com as crianças

Assim como a ideia de ter um hotel para elevar a conexão com as crianças, a Criamigos usa e abusa do site para ampliar essa conexão. “Temos um apoio grande do site para fazer o lançamento das coleções, da moda. Lançamos uma capivara de pelúcia que estourou o estoque em 3 dias. Posso dizer que a experiência do áudio é uma das etapas da compra com maiores níveis de personalização, tudo graças ao nosso site”, concluiu Krassmann.

Além disso, as executivas concluíram a apresentação afirmando que o objetivo é ir muito além dos ursos para crianças. “Olhamos sempre para novos públicos, a fim de aumentar a comunidade de fãs. Queremos estar na vida do nosso consumidor durante toda a sua vida, inclusive adulta, e por investimos muito esforço para entender todas as fases do cliente”.