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Por que investir em fornecedores da China?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Galpão com caixas de papelão empilhadas a frente
Imagem: reprodução

O varejo sabe bem como os desafios enfrentados na cadeia de suprimentos podem ameaçar a operação das empresas. Escassez, preços inflados, itens defeituosos, atrasos na entrega. Eles causam graves prejuízos — não só financeiros, mas também à imagem de uma marca. 

Para se ter uma ideia, de acordo com a datasales, a ruptura de estoque pode implicar numa queda de 5% a 10% nas vendas de uma loja. E todo consumidor conhece a frustração de buscar um produto na prateleira e não encontrar.

Por isso se torna tão central a busca por fornecedores confiáveis, que garantam uma consistência no abastecimento, com produtos de boa qualidade e um preço justo. 

Neste cenário, despontam soluções alternativas: e se as empresas buscassem fornecedores da China?

De “cópia barata” a potência industrial

Não é segredo que, por muito tempo, os produtos chineses foram associados à ideia de baixa qualidade. No entanto, a realidade hoje é bem diferente. A China despontou no comércio exterior, desenvolvendo suas indústrias, investindo bilhões em tecnologia e oferecendo não só produtos inovadores e variados, mas também preços altamente competitivos — a combinação perfeita para quem busca boas margens e mais lucratividade. 

Mas se os fornecedores da China são tão bons, por que mais empresas não investem em importação? 

Vencendo o medo

O processo de importação é tão vantajoso quanto burocrático. Ele exige muita atenção sobre aspectos como o tipo de produto a ser importado, os documentos e licenças necessárias, o cálculo de impostos, etc. Porém é completamente possível e uma realidade já para inúmeras companhias — inclusive pequenas e médias.

A questão é que todos esses detalhes e complexidades da operação acabam inibindo as organizações de tomarem o primeiro passo. E, ainda que vençam o receio e decidam investir na importação, muitas empresas não sabem por onde começar — nem mesmo onde encontrar esses fornecedores.

Fornecedores da China a um clique

A globalização abriu muitas fronteiras, descomplicou a comunicação e hoje já é bem simples fazer com que produtos vindos do outro lado do mundo cheguem por aqui. 

Por exemplo: consultando marketplaces B2B, como o Alibaba e Made in China, as empresas têm acesso a mercadorias dos mais variados segmentos e podem negociar diretamente com fabricantes que vão atender às suas necessidades. 

Mas antes de começar a busca, aqui vão algumas dicas:

  • Estabeleça as principais características que você deseja no produto. Isso significa definir aspectos como voltagem, tamanho, cores, modelo, etc;
  • Solicite orçamentos com diferentes fornecedores, para ter uma boa base de comparação;
  • Avalie a reputação dos anunciantes, busque por garantias de qualidade (como a oferta de amostras) e assegure-se da capacidade de produção e se atendem às normas exigidas pelo Brasil (como certificações do INMETRO);
  • Vai fechar negócio? Tenha clareza de antemão sobre quem será responsável pelo transporte, liberação e armazenagem da carga, contratando parceiros quando necessário e evitando custos surpresas. 

Simplifique a busca

Outra alternativa também é contratar uma empresa de importação para auxiliar nesse processo de busca por fornecedores da China. Algumas gerenciadoras, como a JoomPro, oferecem inclusive um serviço door-to-door, se responsabilizando por todas as etapas, desde a negociação, passando pela supervisão da produção — o que inclui o envio de testes e amostras —, documentação e desembaraço aduaneiro, até a entrega do produto final no estoque dos clientes. Saiba mais