Com a virada do ano, chega também o período das resoluções para o novo ciclo que se aproxima. É quando muita gente se propõe a adotar hábitos mais saudáveis ou economizar nos gastos e poupar mais. Mas nada disso vira realidade sem ações concretas, como fazer inscrição na academia, seguir uma dieta balanceada e enxugar o orçamento.
O mesmo acontece com os empreendedores do varejo ao pensarem no futuro de seu negócio. Não basta ter no horizonte propósitos como aumentar vendas, ampliar o portfólio ou ingressar em novas plataformas. É preciso partir para a ação. E tudo começa com um planejamento factível e bem estruturado.
No marketplace da RD RaiaDrogasil, que soma mais de 100 mil produtos de saúde, bem-estar e beleza, os sellers contam, já a partir do ingresso, com o suporte de um time focado em estimular as vendas e que oferece apoio no caminho para transformar os planos em resultados.
“O primeiro passo nessa trajetória é fazer um balanço do ano que está se encerrando. Esse exercício permite tirar lições do que deu certo e também do que precisa ser ajustado”, diz Mariana Mantovani, gerente do marketplace da RD RaiaDrogasil.
Após esse diagnóstico, chega a hora de definir os objetivos para o ano que começa. Mariana Mantovani explica que “alguns sellers querem aumentar as vendas. Outros, estabelecer novos nichos. E há também objetivos menos ousados. Mas, em todos os casos, é preciso traçar o objetivo macro e depois definir metas de curto, médio e longo prazo, que vão nortear estratégias e plano de ação”.
Outra orientação, dessa vez para um planejamento constante, é estar sempre atento ao estoque. A gerente do Marketplace alerta que o seller precisa conhecer muito bem o seu negócio e se manter abastecido dos produtos que garantem, em média, 80% do faturamento. Se o cliente não encontrar o produto que procura, ele não vai esperar pela chegada, vai procurar em outro lugar.
De olho no calendário
O timing e o calendário também entram nessa receita. É importante ter um cronograma no qual seja possível identificar oportunidades para olhar o negócio de maneira estratégica e de maneira comercial. Isso permite ver as janelas de venda, como as datas comemorativas, e planejar movimentos como a entrada em outras plataformas ou a troca de um entregador que não esteja funcionando bem. Isso não pode ser feito, por exemplo, às vésperas de uma Black Friday.
É crucial estar atento ao calendário e se preparar para as principais datas do varejo, em especial, no caso do e-commerce da RD RaiaDrogasil, para aquelas com maior demanda por produtos de saúde, bem-estar e beleza.
“É preciso entender muito bem esse calendário. O Dia das Mães é muito forte. Assim como o Dia dos Namorados. Por sermos uma plataforma nichada, falamos diretamente com o cliente. Sabemos o que ele quer comprar. E temos que aproveitar isso, pesquisando tendências, negociando com fornecedores com antecedência para garantir a oferta de produtos e oferecendo promoções e novidades”, orienta Mariana Mantovani.
Quando se trata de fechar bons negócios, não existem soluções mágicas de virada de ano. Planos de Ano Novo só viram realidade com muito planejamento e mão na massa.