Não há dúvidas de que o planejamento é fundamental para qualquer negócio. Porém, muitos empreendedores focam totalmente na área administrativa e esquecem de montar um calendário promocional.
No varejo, as datas sazonais sempre foram excelentes oportunidades de gerar negócios. No e-commerce, esses eventos ganham ainda mais peso devido à infinidade de formatos disponíveis para explorar temas e oferecer vantagens ao consumidor.
Quer saber como potencializar o seu negócio online com um calendário promocional do e-commerce? Neste artigo explicamos como essa ferramenta poderosa pode ajudar a aumentar a sua visibilidade e alavancar as vendas em 2022.
Como funciona o calendário promocional para e-commerce?
Um calendário promocional é algo relativamente simples, com o mesmo padrão do calendário tradicional. Ou seja, está dividido em meses, dias e dá destaque às datas sazonais mais importantes.
A grande sacada da ferramenta está na personalização para o seu negócio online.
Todo mundo sabe que eventos como Dia das Mães, Black Friday e Natal são datas que movimentam grandes volumes de vendas. Porém, existem outras inúmeras oportunidades que você pode estar deixando de explorar ao longo do ano.
Já parou para pensar, por exemplo, que o seu nicho possivelmente tem datas comemorativas específicas? Essas ocasiões proporcionam um bom motivo para gerar proximidade com o cliente, gerar engajamento e estimular a compra.
Sendo assim, o calendário promocional funciona como um guia. Ele permite planejar ações e garantir que a sua operação estará preparada para as datas mais quentes do e-commerce e do seu segmento.
Dicas para usar as datas comemorativas a favor do seu negócio
Para quem trabalha com e-commerce costuma estar claro que eventos grandes como a Black Friday precisam de preparação prévia. O ideal é começar o planejamento da operação, pelo menos, 6 meses antes.
Outras datas, que movimentam o comércio eletrônico ao longo de várias semanas, também precisam ter campanhas estruturadas com antecipação. Esse é o caso da Páscoa, do Dia dos Namorados e do Natal, para citar alguns.
Há, ainda, oportunidades menores que podem render ações de marketing e de relacionamento. Esse é o caso de algumas datas sazonais de nicho.
Planeje para identificar oportunidades
Independente da relevância da data e do tamanho da ação, todas elas precisam de algum nível de planejamento.
Organizar previamente a sua agenda de ações promocionais ajudará a identificar oportunidades e realizar campanhas mais estratégicas.
Digamos que você trabalha com chocolates e descobre, por acaso, que logo será comemorado o Dia do Cacau. Então, para não perder o momento, você fala com a sua equipe de marketing e prepara correndo uma postagem nas redes sociais.
Se você tivesse começado o ano planejando a sua agenda para atender as datas promocionais mais importantes do varejo e do seu segmento, essa teria sido uma grande oportunidade comercial.
Além de estruturar uma campanha de marketing com conteúdo relevante, você poderia oferecer cupons de desconto para os seus clientes. A promoção poderia ser exclusiva para linhas de produtos que contam com maior concentração de cacau, por exemplo.
O calendário está cheio de datas como essa, que contam com um apelo natural e estimulam o consumidor.
Dê os primeiros passos: escolha das datas e estruturação de campanhas
Ter um calendário promocional para o e-commerce gera um forte impacto nos resultados do negócio, mas por onde começar? Vamos falar sobre os principais passos para montar a sua estratégia para 2022.
A melhor maneira de começar o processo de estruturação da sua agenda promocional é usar um calendário referência de datas do e-commerce. Seguir um modelo irá facilitar o planejamento e dar mais assertividade às ações.
A partir desse modelo, escolha as datas que fazem mais sentido para o seu nicho. Esses serão os principais eventos para os quais você irá direcionar os esforços da equipe e da operação.
Com o calendário montado, mês a mês, você poderá pensar nas estratégias de cada campanha. Uma dica interessante é sinalizar quais datas serão usadas para relacionamento e marketing e quais terão enfoque diretamente em vendas.
Prepare a campanha e toda a operação de vendas
Tão importante quanto preparar a campanha promocional para cada evento é pensar na estrutura que você precisa para atender a demanda.
Você possivelmente irá oferecer cupons de desconto, frete grátis e outros benefícios nas datas comemorativas. Isso deverá gerar um grande volume de pedidos, é o que esperamos.
Sendo assim, não basta preparar uma campanha impecável e conseguir atrair o consumidor.
Para que a estratégia tenha êxito é fundamental estar com a operação de vendas online funcionando sem erros desde o primeiro contato com o cliente até a entrega do pedido e o pós-venda.
Aproveite campanhas promocionais dos marketplaces e turbine suas vendas
Se você vende em marketplaces conhece o esforço dessas plataformas para aumentar a visibilidade dos sellers. Nas datas importantes do varejo e do e-commerce as campanhas ficam ainda mais fortes e atrativas.
Quando estiver planejando o seu calendário promocional 2022, não esqueça de conferir quais datas costumam ter campanhas nos marketplaces em que você atua.
Considere, ainda, a data de aniversário dessas plataformas e promoções padrão como liquidações de início de ano e eventos de frete grátis.
Se você ainda não vende em markeplaces, pode estar perdendo a oportunidade de escalar a sua operação. As páginas de vendas oferecem recursos e suporte ideais para quem quer expandir o negócio online.
As campanhas promocionais dessas plataformas são excelentes oportunidades para turbinar as vendas online sem precisar investir um grande esforço de marketing. A divulgação feita pelo marketplace garante alta visibilidade entre os consumidores.
E então, você está pronto para começar a preparar o seu calendário promocional do e-commerce 2022? Clique aqui e baixe um modelo de calendário gratuito.
Nesse material você irá encontrar as datas mais importantes do ano e dicas para aproveitar ao máximo as oportunidades. Além de links para colocar essas datas automaticamente na sua agenda do Google ou Outlook. Aproveite!
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