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Impactos e benefícios do Pix serão temas do Fórum E-Commerce Brasil 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Marcos Cavagnoli, diretor de fluxos de pagamentos do Itaú Unibanco trabalhando em um computador.
(Foto: Divulgação/Itaú)

O sucesso do Pix

Nesse cenário, o Banco Central lançou em novembro de 2020 o Pix, que se tornou um sucesso instantâneo no Brasil. No primeiro mês em operação, o Pix já ultrapassou as transações feitas por DOC (Documento de Crédito). O crescimento foi exponencial e, em 2022, esta modalidade liderou o número total de operações, superando o uso dos cartões de crédito e débito.

Segundo um levantamento da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais, o Pix foi o meio de pagamento que mais cresceu no primeiro trimestre de 2023, registrando 34% dos pedidos pagos – no primeiro trimestre de 2022, eram apenas 14%.

Vantagens da adoção do Pix no E-commerce

Pelo lado de quem empreende no comércio, o Pix se mostra um meio de pagamento eficiente e competitivo: funciona 24×7 e o crédito é repassado ao beneficiário em questão de segundos. Comparando às vendas realizadas por cartão de débito, que podem levar até dois dias; por cartão de crédito, que demoram em torno de 30 dias; e por boleto de cobrança, a qual se aguarda de 1 a 2 dias para liberação do recurso em conta; o Pix já sai muito na frente.

Portanto, se você empreende ou está planejando empreender em meio digital, é essencial prestar atenção nas vantagens do Pix, que beneficiam tanto quem compra como quem vende.

2) Segurança

O compartilhamento das informações entre quem vende e quem compra é mínimo quando a venda é feita por Pix. A transação é protegida pelos protocolos de segurança do Banco Central. O uso da criptografia de ponta e dos sistemas de autenticação do BACEN reduzem – e muito – as chances de fraudes.

3) Diminuição da taxa de abandono de carrinho

Pelo recebimento da compra ocorrer de forma instantânea, a entrada financeira acaba sendo mais rápida se comparada aos outros meios de pagamento, o que melhora o controle financeiro e o fluxo de caixa da empresa.

Hoje, muitas plataformas de e-commerce oferecem o pagamento via Pix como uma opção já configurada, bastando apenas ser feita a ativação no menu de opções de pagamentos que será visualizado por clientes. Para quem não possui uma loja online, já existem plataformas no mercado que disponibilizam a contratação da integração com o Pix.

6) Ampliação do público consumidor

Além de trazer instantaneidade a menores custos para a operação, o Pix também serve para ampliar o público potencial, alcançando uma parcela da população que antes não tinha acesso a serviços bancários formais ou que não possui cartão de crédito.

Tendências para o Pix no E-commerce

Apesar de todas essas vantagens, Cavagnoli frisa que não é recomendado que gestores e gestoras abandonem outros meios de pagamento em seu comércio eletrônico para disponibilizar apenas o Pix. “Empreendedores devem ter em mente que manter a diversificação dos seus meios de pagamento significa sempre mais opções para suas consumidoras e seus consumidores – e, consequentemente, mais oportunidades para finalizarem suas compras”.

Ele cita o lançamento do Bolecode como um exemplo da importância desta diversificação. A ferramenta une boleto e QR Code no mesmo instrumento, permitindo que quem paga escolha a opção que melhor lhe atende – e vem se consolidando como uma forte tendência.

Em meio a esse crescimento acelerado, empreendedoras e empreendedores que possuem um e-commerce já podem entender que a adoção do Pix como opção de pagamento se mostra como um passo estratégico para efetivar mais vendas online, aumentando a oferta de opções de pagamento para clientes de diferentes perfis e diminuindo as razões para o abandono do carrinho.