Logística e acompanhamento
Entre os meios mais utilizados para entregas, ficou assim: caminhão (55%), carro (25%), motocicleta (14%), avião (4%) e bicicleta (1%). Além disso, as respostas permitiram entender os principais motivos para o uso dos Correios como opção de entregas. O custo elevado das transportadoras ainda é um impeditivo para os pequenos e médios e-commerces. Prazo e rastreabilidade também somaram nessa questão, tanto por parte das transportadoras como das lojas virtuais. Vale ressaltar que 69% das empresas ainda não contam com sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) a fim de otimizar as entregas.Logística reversa
Apesar da greve, os Correios garantiram que tanto a logística reversa, como Coleta Programada da empresa não foram afetadas. E ao que tudo indica não é apenas a estatal que realiza um bom trabalho de logística reversa. Entre os e-commerces pesquisados, 85 deles contam com uma política rigorosa de trocas e devoluções. Sobre a porcentagem de devoluções no ambiente digital, ficou assim:- Entre 47% dos pesquisados, somente em 1% das vendas foi devolvida;
- Para outros 19%, esse número ficou entre 1% e 2%:
- 16% afirmaram que a devolução é entre 2% e 4%;
- Já 8% disseram que entre 4% e 6% das entregas são devolvidas;
- E, por fim, 7% disseram ter entre 6% e 8% dos produtos devolvidos.
Indicadores logísticos
Dado os resultados, perguntamos quais seriam os indicadores dos processos logísticos utilizados pelos pesquisados. Apesar de alguns ainda não saberem como mensurar os resultados, percebemos outra grande parte já engajada nos dados. Para esse segundo grupo, a análise foi possível devido à utilização da SLA (Service Level Agreement) no contrato com a prestadora de serviços. Os registros gerados pela SLA, nesse caso, contribuem para a análise de resultados e, consequentemente, reparação dos erros de operação. Outros três indicadores utilizados pelos pesquisados foram:- OTIF (On Time, in Full): mostra o número de pedidos entregues corretamente e dentro do prazo;
- OTD (On Time Delivery): revela o tempo entre separação do pedido e expedição da transportadora;
- OTP (On Time Processing): calcula o tempo total de processamento do pedido. Mensura desde o momento da disponibilização do produto, passando pela separação e expedição à transportadora.