Se alguém te dissesse que realizar pagamentos apenas com o rosto ou a íris do olho é possível, o que você pensaria?
Certamente, alguma cena de um filme sci-fi deve ter passado pela sua cabeça. No entanto, esse tipo de pagamento já é uma realidade, e uma tendência que, cada vez mais, tem atraído a atenção do mercado.
E o motivo para tamanho sucesso vai além do fator tecnológico e inovador desse tipo de transação: as fraudes com cartão de crédito e débito aumentam a cada ano.
No primeiro semestre de 2022, o Brasil registrou mais de 2,8 milhões de tentativas de fraude no e-commerce – um crescimento de 9% em comparação ao mesmo período do ano de 2021, de acordo com o Mapa da Fraude, da ClearSale.
Diante do aumento de riscos atrelado ao uso dos cartões e tentativas de golpes que não param de surgir, os consumidores buscam soluções que ofereçam mais segurança na hora de pagar.
Só para você ter uma ideia, um relatório global da Mastercard revelou que 93% dos consumidores entrevistados estão preferindo as tecnologias de pagamento sem contato, como QR Code, as moedas digitais e, claro, a biometria.
Para entender mais sobre o que é o pagamento por biometria e as vantagens que ele oferece, continue a leitura do conteúdo a seguir.
Como funciona um pagamento por biometria?
No pagamento por biometria, a efetuação de transações financeiras ocorre por meio de características físicas que identificam um usuário, como, por exemplo:
Em outras palavras, ao realizar uma compra ou pagamento, o consumidor não precisa se lembrar de senhas de cartão de crédito, débito ou mesmo dinheiro, uma vez que todas as transações são concluídas a partir da leitura e validação dessas características físicas individuais.
Com os dados validados e verificados, a transação é autorizada. Como todas essas características são individuais, elas não podem ser copiadas, o que torna a biometria uma poderosa ferramenta contra golpes e fraudes em pagamentos.
Entenda as vantagens dos pagamentos por biometria
Além da segurança e praticidade na hora de efetuar as transações, o pagamento por biometria vai ao encontro com as necessidades de um consumidor que preza por uma experiência rápida e flexível na hora de realizar as compras.
Ainda segundo a pesquisa da Mastercard, 60% dos entrevistados afirmam se sentir mais seguros usando a biometria para verificar uma compra do que digitar uma senha.
Outros benefícios da tecnologia incluem:
Como vimos, o pagamento por biometria é muito mais do que uma tendência: é o início de uma transformação profunda quando falamos sobre meios de pagamento.
Mas quais são as perspectivas para a adoção dessa tecnologia no Brasil? E quais serão os impactos na economia?
Para entender o assunto com mais profundidade, escute agora o episódio Pagamento por Biometria: reconhecimento facial e novas tecnologias do Resenha B2B.