Plataforma de e-commerce Nuvemshop capta R$ 500 milhões de investidores
A plataforma aberta de comércio eletrônico Nuvemshop anunciou na segunda-feira (22) que recebeu um investimento de R$ 500 milhões para financiar seu projeto de expansão pela América Latina e fortalecer sua base de lojistas.
A rodada, liderada pelo fundos Accel Partners, ThornTree Capital Kaszek, Qualcomm Ventures, além do investidor Kevin Efrusy, acontece apenas cinco meses após uma captação anterior, de US$ 30 milhões.
A companhia não citou em quanto foi avaliada com a nova captação, mas afirma que o negócio a torna um dos próximos unicórnios do país, jargão do mercado usado para startups com valor de mercado de US$ 1 bilhão.
Criada em 2010, a Nuvemshop tem hoje uma rede de cerca de 75 mil lojistas distribuídos por Brasil, Argentina e México. Com o novo aporte, planeja expandir ainda neste ano para Colômbia, Chile e Peru.
Diferente de gigantes como Amazon e Mercado Livre, que montaram estruturas próprias de logística e de finanças, e têm cada vez mais investido em conteúdo e serviços próprios, a Nuvemshop usa um sistema que permite que os lojistas escolham seus próprios parceiros para entregas e pagamentos.
“E operamos como uma white label, para que os lojistas reforcem suas próprias marcas”, disse à Reuters Santiago Sosa, presidente e cofundador da Nuvemshop. “O marketplace faz os vendedores se sentirem uma commodity.”
Embora tenha seu próprio braço de pagamentos, o Nuvem Pago, que deve ser reforçado agora com o aporte, Sosa diz que o serviço é apenas uma opção para clientes que buscam taxas menores do que as cobradas por rivais para antecipar recebíveis.