Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Número de usuários de smartphones no e-commerce cresce 170% no Brasil

Terça-feira, 22 de novembro de 2016

Em 2016, a penetração do mobile no e-commerce teve um crescimento de 170% em número de usuários no Brasil, enquanto o desktop cresceu aproximadamente 50%, segundo levantamento realizado pelo Cuponomia, site que reúne cupons de desconto dos principais players do comércio eletrônico do país. O estudo avaliou um espaço amostral de seis meses, que contemplou mais de 1 milhão de usuários da plataforma.

De acordo com análise da empresa, a otimização dos sites de e-commerce, aliada à praticidade de realizar compras por dispositivos mobiles, tem contribuído para o crescimento exponencial do número de compras realizadas pela via smartphone.

Quando analisado o perfil dos usuários de smartphone no e-commerce, a pesquisa mostra que a intensidade de compras realizadas no e-commerce varia de acordo com o horário e dispositivos utilizados. No caso dos smartphones, o maior volume de compras ocorrem no período noturno, entre 19h e 22h. Já no desktop, o pico de compras acontece entre às 10h e 14h.

Entre os consumidores que utilizam cupons de desconto, os usuários de smartphone demonstram maior interesse por produtos específicos. Três em cada quatro cupons de descontos utilizados no e-commerce correspondem às cinco principais categorias: lojas de departamentos (26%), alimentos e bebidas (18%), moda e acessórios (12%), esportes (10%), perfumes e cosméticos (8%), outros seguimentos (26%).

A pesquisa mostra ainda que o Sudeste concentra a maior parte dos consumidores mobile, com 68%, seguido pelo Nordeste (15%), Sul (9%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).

Destaques da pesquisa:

  • Número de usuários mobile no e-commerce cresce, em média, 170% ao ano, enquanto o número de usuários via desktop cresce 50%, período de setembro de 2015 a setembro de 2016.
  • Por região: Os usuários do Sudeste concentra maior parte dos consumidores mobile (68%), seguido pala região Nordeste (15%), Sul (9%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).
  • Os smartphones com sistema operacional Android possuem maior representatividade de acessos à internet. O sistema operacional Android, domina o mercado digital no Brasil em número de usuários, em número de cupons de descontos retirados e em maior volume de compras representando assim mais de 70% de todos os usuários de smartphones do país.
  • 3 em cada 4 cupons retirados pertencem a 5 categorias em destaque no e-commerce: 74% dos cupons retirados pertencem as categorias de lojas de departamentos, alimentos e bebidas, moda e acessórios, esportes e perfumes e cosméticos.
  • Usuários de iPhone compram 35% a mais no e-commerce que usuários de Android. No entanto, quando comparamos os celulares com dispositivo Android, considerados modelos top de linha, com os iPhones, encontramos a mesma propensão de compras entre os usuários e o mesmo tiquete médio.
  • Smartphones mais caros vendem mais. Tanto o número de compras por usuário quanto o tiquete médio está condicionado ao valor do dispositivo utilizado.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.