Em 2016, a penetração do mobile no e-commerce teve um crescimento de 170% em número de usuários no Brasil, enquanto o desktop cresceu aproximadamente 50%, segundo levantamento realizado pelo Cuponomia, site que reúne cupons de desconto dos principais players do comércio eletrônico do país. O estudo avaliou um espaço amostral de seis meses, que contemplou mais de 1 milhão de usuários da plataforma.
De acordo com análise da empresa, a otimização dos sites de e-commerce, aliada à praticidade de realizar compras por dispositivos mobiles, tem contribuído para o crescimento exponencial do número de compras realizadas pela via smartphone.
Quando analisado o perfil dos usuários de smartphone no e-commerce, a pesquisa mostra que a intensidade de compras realizadas no e-commerce varia de acordo com o horário e dispositivos utilizados. No caso dos smartphones, o maior volume de compras ocorrem no período noturno, entre 19h e 22h. Já no desktop, o pico de compras acontece entre às 10h e 14h.
Entre os consumidores que utilizam cupons de desconto, os usuários de smartphone demonstram maior interesse por produtos específicos. Três em cada quatro cupons de descontos utilizados no e-commerce correspondem às cinco principais categorias: lojas de departamentos (26%), alimentos e bebidas (18%), moda e acessórios (12%), esportes (10%), perfumes e cosméticos (8%), outros seguimentos (26%).
A pesquisa mostra ainda que o Sudeste concentra a maior parte dos consumidores mobile, com 68%, seguido pelo Nordeste (15%), Sul (9%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).
Destaques da pesquisa:
- Número de usuários mobile no e-commerce cresce, em média, 170% ao ano, enquanto o número de usuários via desktop cresce 50%, período de setembro de 2015 a setembro de 2016.
- Por região: Os usuários do Sudeste concentra maior parte dos consumidores mobile (68%), seguido pala região Nordeste (15%), Sul (9%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%).
- Os smartphones com sistema operacional Android possuem maior representatividade de acessos à internet. O sistema operacional Android, domina o mercado digital no Brasil em número de usuários, em número de cupons de descontos retirados e em maior volume de compras representando assim mais de 70% de todos os usuários de smartphones do país.
- 3 em cada 4 cupons retirados pertencem a 5 categorias em destaque no e-commerce: 74% dos cupons retirados pertencem as categorias de lojas de departamentos, alimentos e bebidas, moda e acessórios, esportes e perfumes e cosméticos.
- Usuários de iPhone compram 35% a mais no e-commerce que usuários de Android. No entanto, quando comparamos os celulares com dispositivo Android, considerados modelos top de linha, com os iPhones, encontramos a mesma propensão de compras entre os usuários e o mesmo tiquete médio.
- Smartphones mais caros vendem mais. Tanto o número de compras por usuário quanto o tiquete médio está condicionado ao valor do dispositivo utilizado.