Inevitavelmente, os carrinhos abandonados são uma realidade de quem atua com e-commerce: um estudo da Yampi, plataforma de e-commerce, destacou que 68% das desistências acontecem na etapa de dados para entrega. A alta porcentagem de consumidores que abandonam as compras revela que esse é um cenário que demanda atenção dos lojistas para criar estratégias que revertam essa situação.
“São muitos os motivos que levam à desistência da compra por parte do consumidor, como valor do frete, prazo de entrega muito longo, poucas formas de pagamento e até mesmo indecisão do cliente. Quando somadas, essas vendas perdidas podem representar um montante significativo de faturamento que o lojista deixa de ganhar”, revela Karoline Walczak, gerente de produto na Yampi.
Pensando nisso, a Yampi lançou uma atualização do seu recurso de Recuperação de Carrinhos Abandonados, que já foi responsável por recuperar mais de R$ 1 bilhão em pedidos. Agora, além de configurar mensagens automáticas para resgatar essas vendas, os lojistas da plataforma podem criar uma trilha de mensagens personalizadas.
A nova ferramenta já está disponível para quem usa a Yampi e, de acordo com Walczak, é capaz de aumentar a conversão das lojas em 15%. “Os novos recursos de personalização permitem que o lojista desenvolva um funil de vendas dentro do recurso de recuperação de carrinho. Assim, é possível configurar canais de comunicação, mensagens, cupons de desconto e botões de compra que dialogam com aquele consumidor em específico, o que aumenta as chances daquele cliente voltar”, destaca.
Personalizar mensagens é uma das formas de captar a atenção do consumidor, gerar valor e se conectar com o cliente. Tudo isso contribui para facilitar a tomada de decisão e aumentar a conversão: quando personalizados, os e-mails que relembram o cliente de uma compra esquecida têm taxas de abertura de cerca de 40%.
Com o novo funil de recuperação de carrinhos da Yampi, os lojistas têm acesso a diversas formas de personalização, desde canais de comunicação, como e-mail e SMS, até o próprio conteúdo da mensagem, que pode ser alterado. É possível criar e modificar:
- Nome do cliente;
- Link direto para o carrinho abandonado;
- Cupom de desconto personalizado;
- Botões de CTAs atrativos;
- Nome da loja.
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