Logo E-Commerce Brasil

5 métricas essenciais para medir o desempenho do seu site

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Vivemos na era dos dados e isso significa que você pode usá-los a seu favor, para fazer seu negócio crescer. Eles ajudam a entender o passado, organizar o presente e direcionar – às vezes, até prever – o futuro.

As possibilidades dentro disso são inúmeras, mas quando o assunto são páginas web, métricas e monitoramento são simplesmente indispensáveis. Afinal, os acessos são numerosos e diversos, e entender esses dados e os usuários que os geram são a base para o sucesso de um negócio digital.

Em outras palavras, é impossível tomar decisões estratégicas e assertivas sem uma análise constante dos números do seu e-commerce. Então, se você quer evoluir nesse sentido, conheça as métricas essenciais para medir o desempenho do seu site e adote-as para potencializar seus resultados:

1. Tráfego do site

Essa métrica é bem básica e monitora o volume de usuários do seu site em um determinado período. 

A partir dela, você vai entender como os usuários estão interagindo com suas páginas e identificar preferências, padrões e pontos de melhoria. 

Ou seja, o tráfego geral cria um panorama, uma referência importante para analisar as outras métricas.

Além disso, com o monitoramento a longo prazo, você poderá detectar problemas técnicos ou de segurança com muito mais facilidade. 

E, ainda, fundamentar decisões para otimizar a experiência do usuário, melhorar o desempenho do site, potencializar suas estratégias de marketing e aumentar a conversão.

2. Tráfego por canal

Um passo adiante do monitoramento do tráfego do site é o monitoramento do tráfego por canal. Assim, você vai saber de onde estão vindo os usuários quais canais atraem tráfego mais qualificado para sua página.

Esses dados são valiosíssimos para te ajudar a investir melhor seus esforços e recursos para aumentar o tráfego. 

Por exemplo, se a maior parte dos acessos vem a partir da pesquisa orgânica e não da pesquisa paga, você precisa rever seu orçamento de anúncios. Se for o contrário, talvez seja interessante pensar e investir em uma estratégia SEO. E por aí vai!

3. Taxa de rejeição e Taxa de saída

Além de saber quantos e como os usuários chegam até o seu site, é muito interessante acompanhar e identificar quantos e em que momentos os usuários saem dele. É justamente isso que as métricas “taxa de rejeição” e “taxa de saída” monitoram e revelam. 

A taxa de rejeição mede a porcentagem de usuários que visitaram uma única página do site e saíram sem interagir com outras páginas ou conteúdos. Já a taxa de saída mede a porcentagem de usuários que saíram de uma página específica. 

Juntos, esses dados servem de alerta para possíveis problemas no seu funil de vendas, suas páginas de destino ou conteúdos. E te ajudam a entendê-los e corrigi-los com eficiência!

4. Dados demográficos dos usuários

Quanto mais informações você tiver sobre o seu público, melhor você poderá segmentar e personalizar suas campanhas, conteúdos e comunicações. 

Portanto, os dados demográficos dos usuários (gênero, idade, localização, interesses) são outra métrica essencial para medir o desempenho do seu site ou e-commerce.

Eles servem tanto para avaliar o resultado de ações de marketing e investimentos em mídia paga quanto para identificar novas oportunidades e nichos que você pode explorar.

5. Taxa de conversão

Por último mas, definitivamente, não menos importante, temos a taxa de conversão. Ela deve ser encarada como protagonista nas suas análises e estratégias, pois revela quantas visitas se transformaram em vendas

Ou seja, ela vai te mostrar se seus esforços de marketing, otimização e usabilidade estão fazendo sentido e trazendo resultados. E, então, é possível adaptar as estratégias, direcionar melhor os esforços, testar novas disposições e escalar sua receita e sucesso!

Com essa lista em mãos, é hora de partir para a prática e começar agora mesmo esse processo de monitoramento e otimização para a conversão. 

E se quiser uma ajuda extra nessa missão, a Nerau CX é especialista em análise de dados e otimização da usabilidade para aumento da conversão. 

Investindo em análises e estratégias de CRO, como as oferecidas pela Nerau, você será capaz de aumentar a performance do seu e-commerce sem investir mais nada em tráfego pago. Saiba mais sobre as possibilidades do CRO