Em uma das mais procuradas palestras da manhã do primeiro dia da NRF 2022, Kate Ancketill, CEO and founder da GDR Creative Intelligence, falou sobre as tendências do varejo para este ano, com foco em conceitos inovadores, comércio alternativo e o metaverso.
Ancketill iniciou a palestra reforçando a ideia de que o futuro não será somente online. “O físico é e será parte integrante da nova realidade do varejo, numa função simbiótica ao online, facilitando essencialmente a experiência sensorial do consumo e potencializando a relação da empresa com os clientes e terá papel estratégico no apoio logístico e de last mile”, afirmou.
Abordando os hábitos de consumo, a executiva se focou nas novas gerações, com foco na Z (15 a 20 anos), que já compõe 36,7% da população mundial e, até 2030, participarão da maior parte do consumo mundial.
“A atenção da indústria de varejo precisa estar voltada às novas gerações e seus hábitos, são elas que devem reger os novos hábitos de consumo a partir de 2022”, disse a executiva. “Essa geração não se envolve mais com ambientes estáticos e ‘chatos’, eles demandam interatividade, conexão, velocidade e emoção. A gamificação de atividades passa a ser uma tendência”, completou.
Ainda segundo Ancketill, é por isso que redes sociais, como TikTok e Instagram, despontam como suas principais fontes de inspiração e informação, e os influenciadores digitais como embaixadores de um conteúdo ou estilo continuarão relevantes.
Para ela, o e-commerce alternativo, feito através de redes sociais, mensageira, aplicativos e dentro de ambientes como games e portais de conteúdo, solucionam essa necessidade de romper com o tradicional e-commerce.
“As entregas rápidas são cada vez mais exigidas por essa geração de consumo. 10 minutos passa a ser o novo normal desejado”, enfatiza Ancketill.
Realidade aumentada e metaverso
A Realidade aumentada, já experimentada em vídeos games e vídeos curtos, passa a integrar essas experiências. “O metaverso é uma tema que será bastante discutido na NRF e parece um grande dilema do varejo tradicional”, diz.
“Exemplos típicos de ambientes de metaverso que estamos acostumados são os jogos como Fortnite e Minecraft, mas iniciativas mais concretas como a cidade de Seoul, que está lançando sua versão oficial no metaverso, ou marcas fortes como a Nike e H&M”, exemplifica.
De acordo com a executiva, o jogo do metaverso será o mesmo da Internet: ganha quem tiver mais audiência. “E é por isso que ‘territórios’ nesses diversos mundos virtuais chamado metaverso são tão valiosos. Como exemplo, a rede de supermercados Carrefour que abriu uma loja no Fortnite, onde os jogadores e seus avatares podem se abastecer. Esses ambientes serão frequentados de acordo com suas experiências e estar presente nessa realidade tende a ser uma forma concreta e premente de estar próximo aos consumidores”, explica.
“Imagine marcar uma reunião na versão metaverso de Seoul. Talvez você opte por se vestir de uma forma diferenciada e isso vai te custar e, para isso, muitos negócios já começam a desenhar modelos e soluções para essa demanda”, afirma.
Ancketill traz uma visão clara e simples do que estar por vir em 2022, destacando 3 tópicos:
- Lojas físicas são a base do sistema de experiência e logística omnichannel;
- Canais alternativos e o social commerce;
- Meta comércio poderá se tornar uma boa alternativa de marketing e vendas.
Certamente o metaverso, ou melhor, os metaversos, ainda são o início de um novo jogo comercial e parte do comércio alternativo a que Ancketill se refere. A lição final é de que a indústria do varejo deve se preparar essencialmente para atender aos novos hábitos com foco especial nas novas gerações, que demandam agilidade e emoção.
*O E-Commerce Brasil está na NRF 2022 apoiando os executivos dos grupos do Varejo180 e Bauty Fair e realizará um evento focado em e-commerce no Harvard Club, no dia 17/01, em parceria com a Varejo180. Acompanhe a cobertura por aqui. #ecommercebrasil #v180nrf2022
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