Menos de 1% dos clientes da Claro ficam apenas no Facebook ou no Twitter, revelou nesta quinta-feira, 30/04, o presidente da operadora, Carlos Zenteno. Isso por si só justifica o fim das novas promoções envolvendo os acordos de ‘zero rating’ com as redes sociais.
“Nossos usuários vão para as redes sociais e navegam, consumindo seus pacotes de dados. Eles não ficam apenas no Facebook ou no Twitter. Eles clicam em links. Eles vão para a Internet. Por isso, articulamos o pacote Internet Turbinada, onde há a promoção de megabytes extras para o cliente. Essa iniciativa favorece ao consumo do cliente”, justificou o executivo, que concedeu entrevista à imprensa nesta quinta-feira, 30/04, em São Paulo.
Zenteno esclareceu, no entanto, que os acordos com o Facebook e o Twitter estão sendo mantidos para os clientes que já utilizam o modelo e não querem migrar para novos produtos. “Mas não estamos mais nos concentrando nesses pacotes. A Internet Turbinada, onde em alguns casos dobramos o pacote do cliente, nos parece o melhor modelo para atrair esse usuário que quer cada vez mais usar a Internet. Não houve nenhuma mudança de rumo em relação aos OTTs. Foi negócio mesmo”, pontuou.
Indagado sobre o impacto desses mesmos OTTs no serviço de telefonia – eles já causam estragos no SMS, que era o serviço mais rentável de serviço de valor agregado das operadoras, Zenteno assumiu que o mundo mudou e que é preciso se adaptar à essa nova realidade.E propõe usar a inteligência. “As alianças podem vir a ser estratégicas”, disse, mas sem dizer se há negociações aqui no Brasil para uma parceria com alguns desses OTTs na área de voz.
Com relação aos números da Anatel – que apontaram que nenhuma das teles móveis cumpriu as metas de qualidade de rede – o presidente da Claro ressaltou que os índices são ‘muitos exigentes’, mas não questionou. ‘São as regras do jogo e nos cabe cumprir’, acrescentou. Zenteno lembrou que a Claro tem melhorado os índices, mesmo estando abaixo do estipulado pela agência reguladora.
“Não há como prestar serviços de Internet sem ter qualidade na rede. Nossos investimentos estão sendo direcionados para essa área. Os serviços estão indo para dados. Hoje há usuários que acham que a Internet são os aplicativos e nós precisamos ter rede para atender e manter esse cliente”, completou.
Fonte: Convergência Digital