Uma história de sucesso para a Max Milhas e a rede de afiliados, Admitad, que juntas atingiram um crescimento de 440% do volume de vendas e um aumento de 577% da receita gerada por afiliados em 2022, em relação ao ano anterior.
A parceria começou em 2020, em meio ao cenário de pandemia. A Fundação Getúlio Vargas estima cerca de R$ 160 bilhões perdidos, o equivalente a aproximadamente US$ 30 bilhões a menos para o segmento de Turismo e Viagens nos anos de 2020 e 2021, apenas em território brasileiro. Neste momento difícil para todo o mundo, a Max Milhas, entre muitas outras empresas, precisava se reorganizar.
Para alcançar bons resultados, Admitad e Max Milhas trabalharam para aumentar a base de afiliados, buscando formas de atrair novos parceiros. Os esforços dessa cooperação não apenas mantiveram o programa durante a pandemia, mas também proporcionaram uma parceria duradoura baseada em confiança e resultados.
Além do fundo do funil
Desde o início alguns indicadores nunca deixaram de ser uma meta, como o aumento de novos usuários e a receita. Mas não menos importante para o sucesso do programa, estava o aumento da base de afiliados inscritos e ativos.
Ainda há quem encare o marketing de afiliados como uma estratégia para as etapas finais da jornada de compra do consumidor, isso acontece muitas vezes devido aos parceiros de cupons e de cashback. Entretanto, é necessário entender que existem mais de 10 verticais que podem ser trabalhadas em um programa. Diversificar as fontes de tráfego é um importante passo para impactar seus clientes e conquistar novos em outros canais e momentos de compra.
Além de ampliar os parceiros, a Admitad e Max Milhas passaram a sincronizar com precisão o planejamento das atividades promocionais da marca. Assim, as diferentes fontes de tráfego recebem as mesmas informações nos formatos adequados de cada campanha específica.
Essa estratégia, aplicada durante a pandemia, apresenta resultados massivos. Logo em janeiro de 2022, o volume de compras aumentou 111% em relação ao mesmo mês de 2021, e 83% em relação a novembro de 2021 – tradicionalmente um mês de alta para o turismo no Brasil. O programa continuou crescendo exponencialmente no decorrer de 2022, chegando a 4x mais volume de vendas que o ano anterior.
Criatividade e cuidado
Se aproximar e entender os objetivos e também inseguranças do cliente é necessário para a estratégia. Colocando isso em prática, a Admitad apresentou um parceiro de E-mail Marketing para Max Milhas.
A preocupação da marca era que a comunicação pudesse ser feita de forma consistente, respeitando seu plano de comunicação e que não fosse invasiva à base de usuários e potenciais clientes. Outra necessidade era que essa comunicação pudesse se adequar ao calendário do anunciante, e não o contrário.
Após análise, esta nova possibilidade foi aceita, uma vez que a solução apresentada adapta-se perfeitamente às necessidades do cliente.
No começo de 2022, a Max Milhas iniciou um processo de migração – incentivando a ativação de afiliados na rede Admitad. O cuidado aqui era para que este fluxo não levasse alguns parceiros a perderem o engajamento ou, na pior das hipóteses, a deixarem de promover o programa. Para mitigar isso, a Admitad desenvolveu materiais como workshops, HTML com a identidade visual do cliente, notificações dentro de sua plataforma, e ainda, uma landing page totalmente personalizada para dar suporte ao processo.
Equipes integradas para crescer
Às vezes, os anunciantes podem se sentir inseguros quando o trabalho ou o gerenciamento das atividades está nas mãos de terceiros. Entre Max Milhas e Admitad, isso foi superado – o nível de confiança que construído ao longo da nossa parceria faz jus ao movimento de migração de afiliados.
Isso não só acontece por causa de tecnologias e grandes números, mas muito pela capacidade das equipes de se entenderem e crescerem juntas.
Para manter o bom ritmo, tanto as empresas, quanto as equipes precisam estar comprometidas com a transparência e abertura, com feedback e testes. Ao trabalhar em equipe, é possível obter resultados incríveis.
Encontros semanais entre os times da Admitad e Max Milhas permitem a troca de experiências e informações para corrigir e otimizar os processos e estratégia. Isso permite que as comunicações e os materiais criados pelo anunciante sejam assimilados de forma mais rápida e coordenada (respeitando as campanhas sazonais do cliente) por todos os afiliados das diversas fontes que cooperam com a marca.
Como resultado, as empresas observaram um aumento significativo em 2022, o programa, em média, cresceu em receita 20% ao mês, e 120% a mais do que no mesmo período pré-pandemia. Mostrando que juntas, Max Milhas e Admitad trabalharam para não apenas retomar bons resultados, mas superá-los.