A ClearSale, empresa líder em soluções antifraude, apresentou no início do mês de fevereiro o Mapa da Fraude 2021, estudo anual que contempla informações sobre as tentativas de fraude no Brasil. Ao todo, foram evitados R$ 5,8 bilhões de transações potencialmente fraudulentas, representando um aumento de 58% em relação ao ano anterior.
Para traçar este mapeamento completo, a empresa analisou mais de 375,5 milhões transações no período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2021. Para o e-commerce, foram considerados apenas pagamentos via cartão de crédito.
Conheça os produtos mais fraudados
A categoria de produto mais fraudado segue sendo a dos celulares. Da totalidade de compras desta categoria, 5,61% dos pedidos foram possíveis fraudes. Produtos eletrônicos (5,11%) e automotivos (3,13%) aparecem na sequência do levantamento.
“O aparelho celular oferece grande liquidez no mercado secundário, podendo ser facilmente revendido para gerar lucro rápido, além de serem fáceis de transportar. Por isso ele costuma liderar a lista de produtos com mais tentativas de fraude”, aponta Marcelo Queiroz, head de Estratégia de Mercado da ClearSale.
Um tour pelas regiões
Agora quando falamos das regiões do Brasil, a Norte, assim como em todo 2020, segue com o maior índice de tentativas de fraude sobre a quantidade total de transações: em 2021, 3,92% dos pedidos na região foram alvo de ataques. Na sequência, aparecem Centro-Oeste com 2,51% e Nordeste com 2,45% e, por fim, Sudeste e Sul completam com 2,11% e 1%, respectivamente.
Análise por gênero
O Mapa mostra que os homens foram mais vítimas de fraude do que mulheres em 2021. Em relação ao total de pedidos, o público masculino sofreu com 3,03% de tentativas de fraude versus 1,36% das mulheres. Analisando por faixa etária, pessoas até 25 anos foram as mais visadas.
Por dentro das datas comemorativas mais visadas
Por fim, quando o assunto é datas comemorativas, o Dia das Crianças foi o período que mais sofreu com ataques: 2,52% de incidência de fraudes. Em seguida, estão Dia dos Pais (2,25%), Natal (2,11%), Dia dos Namorados (1,97%) e Dia das Mães (1,91%).
E na Black Friday? Apesar do número de pedidos fraudulentos crescer bastante na data, a quantidade de bons pedidos cresce muito mais, assim, incidência se reduz bastante a ponto de não figurar entre as principais. Em 2021, por exemplo, a Black Friday foi apenas a oitava data mais fraudada.
Os dados sobre as fraudes durante o ano de 2021 podem ser conferidos no site oficial do Mapa da Fraude.
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