Que o e-commerce cresceu de maneira acelerada nos últimos anos já não é mais novidade, porém, nessa curva de crescimento, tivemos além de uma maior aderência dos consumidores para os canais digitais como também mais empreendedores os quais queriam aumentar sua renda e ganhar um espaço no mercado de comércio eletrônico. Ao pensar nisso, os eventos do comércio eletrônico são excelentes formas para ter insights e expandir seus conhecimentos para poder aplicar em seu respectivo empreendimento, o Fórum E-Commerce Brasil ’23, sendo o maior da América Latina, já está em sua 14ª edição e terá uma série de conteúdos para impulsionar os negócios do Brasil.
O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de Julho no Transamerica Expo Center, em São Paulo, e contará com mais de 200 palestras nesses três dias, abrangendo estratégias, bate-papos e os mais diferentes gargalos de um e-commerce.
E é preciso destacar que o que não falta no país são novos negócios, mas consequentemente há também a necessidade de empreendedores cada vez mais preparados.
Só em 2022, tivemos a abertura de cerca de 3,8 milhões de negócios, porém, o número de fechamentos também é alto, com cerca de 1,7 milhões, de acordo com dados do Mapa das Empresas elaborado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Apesar do número englobar empresas no geral, não unicamente e-commerce, é um indício do despreparo do empreendedorismo no Brasil junto a uma maior exigência dos consumidores, que, com a volta do comércio físico, esperam receber seus produtos o mais rápido possível.
Em meio a isso, a Magis5, startup de tecnologia e gestão de uma operação nos marketplaces e uma das parceiras do E-commerce Brasil, conta como é importante que os empreendedores tenham processos cada vez mais ágeis e centralizados, pois tanto o consumidor quanto plataformas de e-commerce como marketplaces querem que seus vendedores se profissionalizem e garantem uma experiência excepcional para o consumidor.
A análise da Magis5 é que o mercado está passando por uma Seleção Natural, onde somente os negócios que tenham qualidade em todas as etapas de sua operação irão permanecer no futuro.
Perante essas informações, a startup trará no Fórum E-Commerce Brasil 2023 como os lojistas podem melhorar seus processos, diminuir erros e potencializar o seu negócio por meio da tecnologia e automação.
Case de Sucesso da Magis5
A Magis5 tem como seu principal produto seu hub de automação e gestão para marketplaces, portanto, sua especialidade está em oferecer soluções que tornem a vida de lojistas mais fácil e otimizar sua produtividade.
Diante disso, a startup nos apresenta um dos usuários de seu hub, a Ela Decora, que após a implantação da ferramenta conseguiu aumentar o seu número de vendas a partir da melhoria dos processos de sua operação.
A Ela Decora é uma loja virtual de decoração e utilidades domésticas que traz tendências de Home Decor para sua vitrine de produtos.
Lançada em 2018 nas plataformas de e-commerce, sua fundadora, Patricia Soalheiro, conta que já no ano de seu lançamento, teve uma média de pedidos de 6 mil.
A pandemia, que foi um fator que pegou todos os empreendedores desprevenidos, teve impacto no primeiro mês após o anúncio da quarentena para a empresa.
Patrícia conta que seu segmento teve maior atenção no período, já que as pessoas estavam em casa, trabalhando home office, e queriam melhorar seu lar a partir da decoração e utensílios domésticos.
Com essa alta da demanda, igualmente há mais trabalho operacional para se fazer, o que fez com que muitos vendedores de marketplaces se desorganizarem, mas a fundadora da Ela Decora percebeu que seria necessário ter ferramentas que auxiliasse o seu negócio e sua equipe para potencializar sua operação e não sair prejudicada antes do período pandêmico, em 2019.
Dessa maneira, ela decidiu implementar um hub para integrar sua loja a múltiplos marketplaces e ter uma melhor gestão de suas vendas, o que fez que, em 2020, ela estivesse melhor preparada para a alta de pedidos, chegando a uma média de 60 mil pedidos no ano.
Além de implementar o Magis5, que automatizou sua operação e melhorou o fluxo de suas vendas, a Ela Decora também soube investir seu tempo para criar estratégias valiosas para suas redes sociais.
O Instagram da marca conta com surpreendentes 1 milhão de seguidores a partir da postagem de vídeos sobre dicas e novidades para decoração.
Magis5 no Fórum E-Commerce Brasil 2023
Diante da divulgação desse case de sucesso, a Ela Decora é somente um dos usuários do hub de automação, Magis5, que conseguiram otimizar sua loja e procuraram investir em soluções tecnológicas para crescer.
No evento que ocorrerá nos próximos dias 25, 26 e 27 de julho, em São Paulo, o Fórum E-Commerce Brasil ‘23, a Magis5 leva sua equipe de especialistas em marketplaces para poder retirar todas as dúvidas dos visitantes, além de falar sobre os benefícios de ter um processo automatizado e mostrando na prática como funciona a mesa de expedição junto ao seu hub.