Não é segredo para ninguém que o processo de migração de plataforma em uma loja virtual deve ser feito com entendimento e cautela.
Tal escolha é feita pelo lojista a partir de uma necessidade, seja por insatisfação da plataforma que está sendo utilizada ou por motivos similares ao da loja Iorane, que você poderá conferir no decorrer deste publieditorial.
Independente da razão, a migração perpassa por diversas questões, como a escolha adequada da nova plataforma, o trabalho correto de SEO, a migração precisa dos dados etc. A seguir, você conhecerá o brandformance da Iorane e saberá o que tornou esta história um case significativo.
A Iorane é uma marca de moda brasileira bastante relevante, fundada pela estilista Iorane Rabello, que há 20 anos traduz a sua identidade com design e tecidos distintos, através de composições clássicas e sofisticadas, principalmente em renda, tricô, tricoline e jeans.
Hoje, a marca conta com 10 lojas físicas e um e-commerce que atende todo o território brasileiro e alguns países no exterior.
Quando a empresa contatou a Agência M3 no início deste ano, ela relatou o seguinte problema: devido ao fim da Rakuten Brasil, a sua loja virtual não estava podendo operar e nenhuma compra nova podia ser efetuada. Resumindo: um caos completo. Quanto prejuízo a marca estava enfrentando mediante este cenário?
Processo de migração
A solução encontrada e sugerida pela agência foi o processo de migração. De acordo com as demandas e as necessidades da Iorane, a melhor opção foi a plataforma VTEX, que conseguiria atendê-la com eficiência, já que é uma loja de grande porte.
Porém, o maior desafio para a M3 era colocar a loja no ar o quanto antes e minimizar os impactos causados pela migração. Lembrando que o e-commerce não estava operando, portanto, o principal objetivo era propiciar que a loja voltasse a comercializar os seus produtos normalmente.
A marca já tinha estabilidade e histórico na internet, o que tornou a migração ainda mais delicada. Afinal, qualquer desatenção poderia acarretar em perda na indexação da loja no Google.
Inúmeros fatores precisaram ser levados em consideração, como: o direcionamento correto da URL da loja antiga para a nova, a garantia de rapidez ao novo site — pois era insatisfatória na plataforma anterior —, a inserção correta das formas de pagamento, a integração ágil da nova loja com os correios e a transportadora, entre outros.
Rapidez
Sendo assim, em apenas 5 dias, a M3 implantou uma loja template com integração de produtos, layout responsivo para a versão mobile e funcionalidades VTEX, como o Smartcheckout e o Compre Junto. Dessa maneira, em menos de uma semana a Iorane voltou a vender regularmente.
Pablo Ribeiro, Diretor Geral da M3, contou como foi implantar a loja Iorane em tempo recorde. Nas palavras dele: “confesso que foi bastante desafiador promover uma migração de plataforma e uma implantação de loja em tão curto espaço de tempo”.
“Isso só foi possível graças a uma equipe bem alinhada e a um setor de desenvolvimento bastante ambientado à plataforma VTEX. Por mais que soubéssemos que seria uma corrida contra o tempo, tínhamos uma equipe completa e robusta, pronta para fazer com que o projeto fosse ao ar da forma mais rápida e possibilitando o menor impacto possível à cliente”.
Com profissionalismo, comprometimento, conhecimento e dedicação, a rapidez da implantação da loja Iorane se tornou consequência. Atender a necessidade da cliente foi a prioridade da agência e o que fomentou toda a equipe a trabalhar com agilidade e maestria simultaneamente.
Leia também: Google disponibiliza US$ 800 mi em créditos para combater crise do coronavírus.