Logo E-Commerce Brasil

Latam Retail Show: Alibaba revela tendências comerciais e oportunidades B2B

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Oportunidades globais B2B para o Brasil foi o tema da palestra de Michael Lee, do Alibaba. O head of marketing and international business development subiu no palco do Latam Retail Show 2015, fórum que acontece entre os dias 24 e 27 de agosto, em São Paulo, para mostrar o crescimento da empresa no mundo e seus objetivos no Brasil.

Lee começou sua apresentação lembrando que Jack Ma fundou, em 1999, o grupo Alibaba e que 16 anos depois já conta com mais de 35 mil funcionários espalhados em 90 escritórios na China e outros 19 pelo mundo. “O Jack sempre teve a visão que precisava ajudar as empresas. Ele era um professor de inglês e começou com os funcionários dentro de seu apartamento. Agora se tornou a maior empresa mundial de e-commerce e mobile. Estamos crescendo na base do erro e acerto”, lembra o executivo.

O Alibaba tem um GMV anual de US$ 394 bilhões e recebe 14,5 bilhões de pedidos por ano. Em matéria de tamanho de mercado, o Brasil representa a quarta maior base no mundo, com mais de 2,1 milhões de usuários.

11910923_1039507582727541_1081636390_n

“Conectamos milhões de compradores e fornecedores de matérias-primas, componentes e produtos acabados, oferecendo milhares de categorias em mais de 40 setores. O que os brasileiros mais compram são eletrônicos, maquinários e peças para automóveis ou motocicletas. Por outro lado, o que mais vendem são alimentos e bebidas, itens de agricultura e beleza e Cuidados pessoais”. E para onde eles mais vendem? “Os três primeiros locais são EUA, China e o próprio Brasil”, confirma Lee.

11903588_1039507576060875_698872032_n76060875_698872032_n.jpg 960w, https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/08/11903588_1039507576060875_698872032_n-90x68.jpg 90w" sizes="(max-width: 650px) 100vw, 650px" />

Para gerar maior confiabilidade no Brasil, em abril deste ano o grupo lançou o “Compra Segura”, um serviço gratuito que oferece uma série de recursos e proteções para as compras. “Um dos nossos maiores desafios é mostrar que as pessoas podem confiar no site e que, em caso de algum problema na transação, elas não vão arcar com qualquer prejuízo”, comenta Michael.

O Alibaba está com mais de 10 milhões de empresas na plataforma, sendo mais de 12 milhões de visitantes únicos diariamente e 150 milhões de visitantes no site por dia. “Não somos perfeitos, mas queremos ter confiança e credibilidade, são duas coisas de vital importância”, finalizou Lee.

11938257_1039507572727542_614189115_n

Veja vídeo do 2º dia do Latam Retail Show: https://www.facebook.com/GsmdGouvea/posts/1150416018305652

Por Eduardo Mustafa