Logo E-Commerce Brasil

Itapuã Calçados e Frete Rápido: um case de omnicanalidade

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Itapuã Calçados é uma rede varejista fundada no Espírito Santo há mais de 60 anos. A empresa familiar se expandiu por todo Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com mais de 50 lojas.

O impacto da pandemia na operação acelerou a digitalização da marca, que buscou formas de conectar o público de suas lojas aos canais digitais. A operação nasceu utilizando uma estrutura tecnológica robusta, pronta para suportar o início das operações e para realizar todas as evoluções que viriam nos meses seguintes.

Frete Rápido e Itapua calçados
Imagem: reprodução

 “Desde o início focamos em utilizar nossas lojas como estoque avançado. Hoje temos toda tecnologia pronta para realizar o processo e estamos em plena expansão no que diz respeito a operação. 

É desafiador construir uma operação omnichannel de verdade, pois envolve muitas mudanças nos processos e na cultura dos nossos times nas lojas. Entretanto temos evoluído neste sentido e boa parte das nossas lojas já realizam o despacho das encomendas, utilizando transportadoras nacionais e regionais. Tudo integrado e fluido”, Tatiane Rodrigues, gerente de operações.

Todos as compras feitas no itapua.com.br são expedidos pelo time das lojas físicas, além disso, é possível retirar os pedidos nas lojas e realizar trocas ou devoluções nestes pontos.

“Passamos por muitos desafios para estabelecer todas as integrações e otimizar todos os processos para realizarmos o envio a partir da loja. Não há dúvidas, sem a tecnologia e o auxílio do time da Frete Rápido não teríamos conseguido” – opina Matheus Fernandes, analista de logística.

A operação atualmente, além do ship from store, conta com SAC unificado, venda em marketplaces e com a operação de marketplace in, onde outros lojistas vendem dentro do site da Itapuã Calçados.

Frete Rápido fornece o TMS de onde são gerenciadas todas as integrações das transportadoras com demais sistemas, disparo do rastreio nos canais disponíveis, acompanhamento das entregas e gestão de imprevistos.

Tatiane aponta que “a flexibilidade da nossa parceria é crucial para nós. Ao longo do tempo fizemos vários desenvolvimentos em conjunto para que as necessidades dos nossos processos fossem supridas. 

Além disso, o atendimento e a preocupação com nosso negócio, por parte do time da Frete Rápido, fazem toda diferença em nosso projeto e nos resultados que temos alcançado”. 

Em 2023 a operação triplicou o volume de pedidos em comparação com o ano anterior, reflexo da implementação dos postos avançados em locais estratégicos e das ações de Growth realizadas.

“Além de suportar todo o crescimento, com a Frete Rápido reduzimos 90% dos nossos chamados de SAC relacionados a rastreio e integramos 100% das nossas transportadoras, independente da capilaridade e do modal. Temos toda a visibilidade para tomada de decisão e gestão proativa dos imprevistos”, finaliza Tatiane.