Logo E-Commerce Brasil

Intenção de compra sobe 12 pontos percentuais em função do Dia dos Pais 2024

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

De acordo com pesquisa realizada pelo Méliuz, 40,4% dos consumidores pretendem fazer compras relacionadas ao Dia dos Pais – a porcentagem representa um aumento de 12 p.p em comparação com 2023. 

No ano anterior, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o faturamento da data apresentou um aumento de 2%, totalizando R$7,67 bilhões para o varejo como um todo. Para 2024, as expectativas são de estabilidade no crescimento. 

Múltiplos itens (sapato, moedas, camera, caderno e camisas) em cima de mesa de madeira
Imagem: reprodução

Além disso, o levantamento ainda destaca que 20% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 500 com o presente para a comemoração – contribuindo para o aumento do ticket médio. Em 2023, as compras tiveram uma média de R$470.

Seguindo os passos de 2023, algumas das categorias em alta são: roupas (56%), calçados (31%) e perfumes e cosméticos (29%). A categoria de perfumaria cresceu 6 pontos percentuais na intenção de compra, aponta o estudo.

E o mundo do e-commerce?

Para a maioria dos consumidores (79%) o planejado é ir às compras com mais de uma semana de antecedência, visando garantir os benefícios do varejo digital e receber o presente a tempo da comemoração. 

Ademais, 40,6% dos usuários consideram o frete grátis como fator decisivo no momento de fazer a compra e 24,6% escolhem a opção de receber cashback pela compra.