Martech indiana usa IA para ajudar e-commerces a engajarem com consumidores pelo WhatsApp
Com a mudança no comportamento do consumidor, que se tornou muito mais digital, foi possível notar que, muitas vezes, as tomadas de decisões (mesmo aquelas mais importantes) partiram de seus smartphones. De acordo com um estudo do Google, as pesquisas por “melhor lugar para comprar (…)” aumentaram 70%, e 59% dos consumidores mencionaram que a conveniência em fazer compras em seu dispositivo é importante na hora de decidir pela marca ou varejista de preferência.
À medida que as demandas do consumidor e os padrões de compra evoluem, é crucial que as empresas mantenham um ponto de contato com seus clientes no estágio certo da jornada de consumo. Sendo assim, plataformas de comunicação como o WhatsApp, Instagram e TikTok se tornam fundamentais para as integração de canais entre marcas e clientes.
No entanto, não basta apenas estar presente nesses canais, se o conteúdo produzido por lá não provoca conexão com o público. Uma martech indiana chega ao Brasil justamente para oferecer soluções tecnológicas de engajamento a partir de análises e cruzamento de dados. Em parceria com o WhatsApp, a plataforma permite que, ao optarem por receber os alertas, os consumidores sejam avisados sobre suas preferências de compras, descontos nas buscas realizadas ou carrinhos de compra abandonados.
A ideia da MoEngage é, usar inteligência artificial para prever quais os próximos passos que os consumidores vão seguir e ajudar enviar automaticamente recomendações, alertas e lembretes em vários canais de comunicação. Com essa parceria, as empresas podem ter uma comunicação personalizada com seus clientes que já são heavy users no WhatsApp.
“Essa integração será de grande valor para as empresas brasileiras, pois acompanhar o consumidor em todas as etapas de compra é essencial para manter o relacionamento. Os contatos serão feitos seguindo as políticas de privacidade e preferência dos consumidores e de acordo com o mapeamento de seus comportamentos e hábitos de consumo”, explica Jeff Paiva, Diretor de Marketing da MoEngage Brasil/Latam.