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Human Centric e DataViz são temas destaques em um dos maiores eventos de SEO do mundo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Uma das maiores conferências mundiais de SEO aconteceu em abril, em Brighton, no Reino Unido. Nos dias 20 e 21, profissionais de todo o mundo se reuniram no BrightonSEO para debater o futuro da profissão e compartilhar as suas experiências na área.

Web Estratégica esteve lá, representada pelo especialista em SEO, Ygor Moreira, que trabalha nesse mercado há mais de 13 anos e trouxe os principais insights do evento.

Entre alguns temas abordados nas palestras, os destaques foram DataViz, Human Centric e novas tecnologias, como Chat GPT. Abaixo, confira um resumo do que rolou: 

ChatGPT funciona para SEO? 

Como implementar inteligência artificial para otimizar processos internos e agilizar demandas de trabalho são algumas discussões que têm movimentado o mercado após o anúncio da chegada do ChatGPT.

Mas quando falamos de SEO, tecnologias como essa devem ser avaliadas com cautela. E esse foi um consenso entre os profissionais que palestraram durante os dois dias do BrightonSEO, que fizeram questão de lembrar que o ser humano ainda é a peça-chave em relação a criação de conteúdo, estratégia e criatividade.

Durante a palestra da Areej AbuAli, especialista em SEO e fundadora da Crawline, alguns potenciais dessa tecnologia foram levantados, como o de gerar novos insights e destravar processos criativos, por exemplo, mas que dificilmente irá substituir o trabalho que hoje é feito dentro de uma estratégia de SEO.

Além disso, outro questionamento levantado durante as palestras era se as empresas estão se preocupando em fazer “o básico” bem feito antes mesmo de trazer uma ferramenta complexa de inteligência artificial para “dentro de casa”. 

Human Centric

Um termo bastante utilizado pelo palestrante Carlos Meza, Presidente da Crowd Content, foi o “Human Centric” que trata, basicamente, sobre tudo o que fazemos voltado para o ser humano. Esse é um olhar que deve ser potencializado dentro de SEO. 

Isso porque o Google tem dado cada vez mais importância em entregar a melhor experiência possível para o usuário. Seja respondendo a uma dúvida, ajudando a tomar a melhor decisão, proporcionando uma experiência de navegação incrível dentro de um site, entregando um conteúdo diferenciado, entre várias outras otimizações possíveis.

Essa é uma visão que tem relação com uma das últimas atualizações do Google, o Helpful Content System, também mencionado por vários especialistas no evento e que vale a pena ficar de olho. 

Essa atualização trata sobre identificar e valorizar conteúdos úteis e originais para os usuários e que realmente ajudem a resolver um problema. Ela foi anunciada em agosto de 2022 e potencializada em dezembro de 2022 que desprioriza sites com conteúdos considerados não úteis, fazendo com que percam posições na SERP ou até mesmo deixem de ser indexados pelo Google, nos casos mais extremos. 

DataViz

A partir de julho, o Universal Analytics deixa de funcionar para dar lugar ao Google Analytics 4. Esse é um anúncio antigo feito pelo Google, mas que ainda gera dúvidas e incertezas no mercado. 

O tema foi trazido por Manuel Martín Morante, especialista em Arquitetura da Informação e Head de Data Anlytics e Inteligência Artificial na KeyTrends. O profissional abordou aspectos técnicos da ferramenta, mas também refletiu sobre a necessidade de desenvolvimento dos profissionais que a utilizam. 

O GA4 é considerado uma ferramenta mais madura em relação ao Universal e que exige um conhecimento mais profundo na hora de interpretar dados. Essa foi considerada uma característica cada vez mais necessária para conseguir extrair o melhor do Google Analytics 4.

Por isso, o DataViz foi colocado em pauta por alguns profissionais. Ao contrário do Universal Analytics, na nova versão é necessário indicar para a ferramenta, por meio de configurações específicas, quais indicadores você quer acompanhar. E, para isso, é essencial entender quais dados são estratégicos para um negócio.

Tendências mundiais

Apesar de não ser um evento para ditar tendências e sim muito mais focado em trazer as experiências e reflexões do mercado de SEO, alguns insights sobre o futuro da área foram trazidos durante os painéis. 

As empresas estão investindo mais em SEO e muitas marcas já estão colocando  em um plano de negócio e prevendo um canal orgânico nas estratégias de marketing. Empresas que considerarem isso, podem se destacar da concorrência.

Ferramentas que “fogem” do comum começam a ser testadas por profissionais da área, como Machine Learning e Inteligência Artificial. Cabe avaliar se elas se encaixam nas rotinas internas e se realmente trazem informações novas e uma perspectiva diferente para potencializar uma estratégia. 

Foco em conteúdos que agreguem e impactem o seu usuário. Conteúdos generalistas e robotizados definitivamente não terão mais vez. Criar experiências únicas para o seu público-alvo é o grande caminho para se diferenciar no mercado.

O evento, que ocorre duas vezes ao ano, reuniu milhares de profissionais de todo o mundo. Uma segunda edição presencial deve ocorrer ainda em 2023, ainda sem data marcada. Entretanto, no início de maio já estão previstos dois dias de imersão online. 

Se quiser saber mais sobre o evento, leia aqui um resumo dos dois dias.