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Grupo Real entra no e-commerce B2B com apoio da Magento e Néctar Consulting

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Grupo Real, um dos maiores distribuidores de peças e acessórios automotivos do Brasil, acaba de lançar uma loja eletrônica própria para oferecer mais agilidade para seus clientes no B2B e digitalizar suas 19 filiais distribuídas pelo país. A expectativa é que o novo canal de vendas digital seja responsável por 5% das vendas da companhia, atendendo toda a base até o final do ano.

Para alcançar esses objetivos, o Grupo Real contou com dois parceiros especialistas em desenvolvimento de e-commerce B2B: a plataforma Magento Commerce Cloud, da Adobe, e a Néctar Consulting, responsável pelo desenvolvimento da loja online. A empresa também formou uma equipe de TI interna para trabalhar na integração dos diferentes sistemas de back-end, como o Legado — plataforma própria feita pela equipe interna.

O supervisor de Marketing do Grupo Real, José Gomide, explica que um dos desafios era evitar o conflito de canais com os vendedores e representantes das filiais, que continuam sendo relevantes para o negócio. “A solução encontrada foi tornar o e-commerce B2B em uma ferramenta de trabalho inclusive para esses profissionais de vendas, com a extensão das comissões nas compras online”, destaca.

Gomide ainda aposta em uma verdadeira transformação no papel, que também terá a atribuição de ajudar no cadastro dos clientes no e-commerce e atuará como consultor para sua carteira. “Entendemos que a nova loja eletrônica será um braço que ajudará a tirar esse profissional do operacional, e assim ele poderá dedicar parte do seu tempo para contas estratégicas”, informa.

O executivo ressalta que a flexibilidade de personalização do e-commerce foi uma das vantagens fundamentais em ter a Magento como parceira. “Precisávamos de uma funcionalidade multiloja para atender as necessidades das duas marcas do grupo, a Real Moto Peças e a Disape, além de termos os cálculos de tributações complexas automatizados para gerar mais agilidade nas compras diárias e recorrentes dos clientes”, explica.

A Néctar Consulting, consultoria especializada na implementação de plataformas de e-commerce, também foi essencial para dar celeridade ao projeto. Em apenas três meses, a equipe desenvolveu as novas lojas comerciais. Gomide destaca que, desde o início, a equipe da Néctar compreendeu as necessidades do negócio e do mercado de reposição de autopeças, propondo soluções inovadoras para o canal digital.

Para Fábio Nantes, sócio-diretor da Néctar Consulting, a implementação foi bem-sucedida principalmente pela relação de confiança mútua criada entre as empresas. “Estamos em São Paulo, a matriz do Grupo Real fica em Uberlândia (MG) e há outros profissionais de diversos estados. Mesmo à distância, conseguimos formar uma equipe integrada e 100% focada na entrega”, ressalta. “Desde o início, o time do Grupo Real entendeu a importância do canal digital para o próprio negócio e jogou junto com a gente.”

Por fim, Gomide comenta que o Grupo Real atua no mercado de autopeças há 59 anos, portanto as marcas já estão consolidadas e são referência. Agora, o e-commerce dará ainda mais capilaridade ao negócio, ajudando na expansão da empresa para outros municípios brasileiros.

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