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Com queda nas vendas, GPA amplia prejuízo para R$ 88 mi no 3º trimestre

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

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O GPA, dono da bandeira Pão de Açúcar, divulgou na quarta-feira (3) que encerrou o terceiro trimestre com prejuízo líquido de R$ 88 milhões, uma ampliação do resultado negativo de R$ 63 milhões registrado um ano antes. A companhia teve desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de R$ 794 milhões, recuo de 15,9% ano a ano. A receita líquida da companhia que além do Brasil tem operações na Colômbia, Uruguai e Argentina, ficou quase estável no período, somando cerca de R$ 12 bilhões.

Vendas do GPA

As vendas totais do GPA Brasil atingiram R$ 6,9 bilhões no terceiro trimestre, uma redução de 5,6% em relação a igual período de 2020. No release de resultados, a companhia informa que as vendas ficam praticamente empatadas com 2020 quando se exclui do resultado as operações dos hipermercados e das drogarias. A companhia diz que suas vendas vendas foram negativamente impactadas por desafios relacionados principalmente ao contexto macroeconômico, como:
  • forte base de comparação
  • queda na venda do não alimentar nos hipermercados, motivado por base comparável forte em 2020
  • fim do pagamento do auxílio emergencial
  • alto índice de desemprego e inflação
  • migração da venda de não alimentos para o canal online (segmento em que atualmente não opera)
  • menor consumo das famílias brasileiras.
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