O GPA, dono da bandeira Pão de Açúcar, divulgou na quarta-feira (3) que encerrou o terceiro trimestre com prejuízo líquido de R$ 88 milhões, uma ampliação do resultado negativo de R$ 63 milhões registrado um ano antes.
A companhia teve desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de R$ 794 milhões, recuo de 15,9% ano a ano.
A receita líquida da companhia que além do Brasil tem operações na Colômbia, Uruguai e Argentina, ficou quase estável no período, somando cerca de R$ 12 bilhões.
Vendas do GPA
As vendas totais do GPA Brasil atingiram R$ 6,9 bilhões no terceiro trimestre, uma redução de 5,6% em relação a igual período de 2020. No release de resultados, a companhia informa que as vendas ficam praticamente empatadas com 2020 quando se exclui do resultado as operações dos hipermercados e das drogarias.
A companhia diz que suas vendas vendas foram negativamente impactadas por desafios relacionados principalmente ao contexto macroeconômico, como:
- forte base de comparação
- queda na venda do não alimentar nos hipermercados, motivado por base comparável forte em 2020
- fim do pagamento do auxílio emergencial
- alto índice de desemprego e inflação
- migração da venda de não alimentos para o canal online (segmento em que atualmente não opera)
- menor consumo das famílias brasileiras.
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Fonte: Reuters, via 6 Minutos