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Gestão de estoque e marketing: caminho do sucesso em datas sazonais

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A gestão de estoque é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer negócio, especialmente quando falamos em vendas nas datas sazonais, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Por isso, aliar as estratégias de marketing com a inteligência logística pode trazer resultados significativos para a empresa. É nesse sentido que o time de inteligência logística se torna peça-chave para a efetividade das campanhas de marketing nesses períodos.

As datas sazonais do calendário podem trazer novos clientes, fidelizar outros e aumentar as vendas. Ao mesmo tempo, é um momento de atenção redobrada na experiência do atendimento. Uma gestão eficiente permite que as empresas prevejam demandas e evitem falta ou excesso de produtos. Unindo técnicas de marketing à gestão de estoque, é possível estabelecer metas para campanhas mais eficazes, que permitem a movimentação de produtos obsoletos, a renovação do catálogo e a compreensão do comportamento do consumidor.

A análise desse acervo também permite que as empresas mantenham um controle rigoroso sobre seus produtos e sua qualidade. Isso é fundamental, especialmente para aqueles que trabalham com produtos perecíveis ou sazonais. E mbora produtos fora de temporada possam não trazer os resultados esperados para uma campanha de marketing e não afetam negativamente a imagem da empresa, por outro lado, podem não trazer os resultados esperados para uma companhia.

O planejamento logístico é uma parte crucial nesse processo e a escolha do parceiro é decisiva para alcançar ou superar as metas das campanhas de época. As empresas que equilibram as compras e investem em soluções de ponta de armazenamento e entregas têm muito mais chance de sucesso. Nesse cenário, as soluções customizadas da Sequoia Logística têm contribuído para que muitas varejistas estejam cada vez mais preparadas para atender às demandas dos brasileiros.

Por isso, é importante que as empresas realizem uma análise frequente de SKUs, identificando quais são os itens mais populares, aqueles que estão com baixo giro e aqueles que podem ter sua produção reduzida. Com essa informação em mãos, é possível utilizar indicadores de desempenho de estoque, os famosos KPIs, não só aumenta a eficiência, como também auxilia na elaboração de uma estratégia mais assertiva para campanhas de marketing, o que pode resultar em um retorno sobre investimento (ROI) ainda maior. 

Por fim, é importante destacar que uma administração inteligente não é apenas uma questão de lucro, mas também de responsabilidade social. O excesso de estoque pode resultar em desperdício de recursos, enquanto a falta de produtos pode resultar em perda de receita e clientela insatisfeita. Portanto, todo o processo deve ser visto como uma prática sustentável, que beneficia tanto a empresa quanto o meio ambiente. Esses são alguns dos marcos possíveis de se alcançar em campanhas sazonais quando marketing e vendas trabalham em sinergia e contam com um parceiro logístico que oferece soluções de ponta e customizadas.