Fundos de capital de risco, incluindo INventures, Mueller Medien, Atmos e PortfoLion investiram um total de R$ 25 milhões (US$ 5 milhões) na edrone — startup polonesa de CRM e Automação de Marketing com filial em São José dos Campos no Brasil — primeiro escritório da expansão da marca para a América Latina. A aquisição do novo capital foi possível devido ao crescimento contínuo da startup que possui uma Receita Recorrente Anual de quase US$ 7 milhões e está avaliada em US$ 30 milhões.
Esse crescimento é um reflexo do desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil, que segundo projeções da Abcomm Forecast, deve superar os R$ 200 bilhões em faturamento em 2024, com mais de 90 milhões de compradores virtuais. A previsão de crescimento do e-commerce no Brasil é contínua, aumentando cerca de 10% ao ano, podendo ultrapassar os R$ 250 bilhões até 2027. Por isso, as lojas virtuais continuam sendo criadas, principalmente por pequenos e médios empreendedores em busca do seu lugar ao sol.
Aproximar a compra virtual da compra física é o principal desafio das lojas online e para isso precisam de segurança, entrega rápida e atendimento ao cliente. Uma ferramenta de CRM com automação de marketing para e-commerce, como a edrone, pode garantir um diferencial competitivo importante, principalmente para pequenos e médios varejistas digitais que precisam transformar usuários em consumidores fiéis.
Por isso, a edrone vai usar o novo capital para expandir a filial no Brasil, dobrando o número de funcionários brasileiros. “Em 2023, dobramos nossa receita brasileira e os fundos recém-adquiridos vão nos permitir expandir nossas operações no Brasil. Também nos concentraremos na melhoria dos processos de negócios na Polônia, e novos investimentos em nosso produto, com soluções de Inteligência Artificial para facilitar o uso da automação de marketing no e-commerce”, afirma Michał Blak, cofundador e CEO da edrone.
Ferramenta para e-commerce
O sistema desenvolvido pela edrone é utilizado por quase 2.000 lojas online, principalmente na Polônia e no Brasil. O investimento vai permitir melhorias no produto e ampliação da equipe dedicada ao seu desenvolvimento.
“Desde 2020, temos desenvolvido continuamente o nosso departamento de I&D (Investigação científica e Desenvolvimento tecnológico), visando construir uma vantagem tecnológica sustentável. No ano passado, introduzimos no sistema novos recursos baseados em IA generativa, que oferecem suporte eficaz aos nossos clientes. Neste ano, pretendemos continuar o desenvolvimento nesta área”, firma Maciej Mendrela, CTO (chief technology officer ou diretor de tecnologia) da edrone.
Em 2024, a edrone já lançou uma automação de marketing no WhatsApp, um índice de qualidade para monitorar os resultados nas newsletters enviadas pelo sistema e um gerador de assuntos e pré-header de e-mail marketing alimentado por inteligência artificial. Tudo isso para facilitar a comunicação de lojas virtuais com os consumidores digitais e estreitar esse relacionamento.
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