Uma das empresas que faz parte da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro dos negócios, é a OmniK, que atua como hub de inovação e Marketplace Solution para negócios digitais.
Ao se tornar um parceiro, a OmniK passa a atuar como um hub integrador, que, através de um Seller Center faz a gestão, operação e transação do seu negócio digital em marketplace.
De negócio digital a Marketplace Solution
O grande diferencial da OmniK é que o hub de inovação atende desde o cliente que ainda não tem operação alguma, ao que possui um negócio digital e deseja transformá-lo em um marketplace ou mesmo quem deseja evoluir seu shopping digital.
O mais interessante é que a plataforma está preparada para criar e escalar um marketplace em um só lugar, desta forma, o empreendedor não precisa recorrer a uma software house ou mesmo a ferramentas descentralizadas (que elevariam os custos significativamente), pois toda a operação será centralizada em uma só ferramenta.
Com a operação em marketplace, o empreendedor consegue trazer sellers para complementar seu mix de produtos, sem que precise fazer gestão de estoque, pode melhorar a gestão de catálogo, ganhar eficiência operacional, automação, atrair mais tráfego, aumentar a receita – especialmente por meio de cross-sell e up-sell – e potencializar todo seu ecossistema digital.
Jornada do operador e do seller na mesma plataforma
Outro ponto positivo da ferramenta da OmniK é que o operador consegue ter visão total do seu negócio pela plataforma.
É possível acessar um dashboardque permite visualizar o que está acontecendo em toda a operação, como área de vendas, produtos, logística, financeiro, atendimento, catálogo, sellers, entre outros.
Os sellers também têm acesso a essa plataforma, porém os vendedores têm uma visão limitada e conseguem acessar apenas os indicadores relacionados às próprias operações dentro do Seller Center.
Seguindo a lógica da Jornada Full Digital Commerce, as etapas de implementação se complementam e são cíclicas:
– Entendimento e escopo do negócio;
– Consultoria estratégica;
– Onboarding de sellers;
– Curadoria inteligente de catálogo;
– Visão financeira integrada;
– Seller Index;
– Pós-venda;
– Data Analytics.
Além disso, a OmniK realiza consultoria estratégica, que serve para orientar quem tem um negócio digital a como transformar a operação em um marketplace, conduz a etapa de hunting de sellers, oferece suporte à operação e a análise de performance, tudo isso como um squad dedicado.
OmniK também é Hub de inovação para empresas B2B
Embora tenha um modelo consolidado no B2C, com cases de sucesso como Amazon, Ambev, Unilever, Marisa, Amaro, Panvel, Pague Menos, entre outros, a OmniK também estruturou sua operação para o segmento B2B, especialmente para empresas que querem digitalizar seus negócios.
O modelo de digitalização funciona para indústrias, distribuidores, cadeias de vendas e ecossistemas corporativos inteiros que podem ganhar eficiência operacional e outras linhas de receitas ao operar como marketplace, seja da indústria do varejo, finanças, saúde, manufatura, seguros, agro, entre outras.
O grande diferencial é que no modelo de marketplace B2B, viabilizado pela OmniK, é criado um shopping virtual em que vendedores, distribuidores, prestadores de serviços e marcas comercializam seus produtos e serviços para compradores corporativos.
Em linhas gerais, existem grandes oportunidades para corporações que investem no segmento de marketplace B2B, embora este setor ainda não tenha sido explorado – 98% das transações B2B acontecem no formato tradicional.
Tanto que há um movimento no mercado em que grandes organizações estão migrando parte de suas operações para o Business to Business e 75% das empresas B2B estão interessadas em implementar uma estratégia de marketplace, segundo o Adobe Commerce.
Uma plataforma como a OmniK pode atuar como um hub centralizador de parceiros, fornecedores e clientes, para levar esses negócios para outro patamar. Entre em contato com os consultores da OmniK para saber mais.