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FCamara revoluciona com estratégia Full Digital Commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Atendendo a empresas de diferentes segmentos, a FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro dos negócios, integra visão estratégica com execução inteligente para entregar às empresas parceiras uma melhor experiência de compra para o consumidor final por meio da Jornada Full Digital Commerce.

A empresa atua com visão de ecossistema e abordagem 360º voltada para a geração de valor para seus clientes, e oferece soluções que vão desde infraestrutura em nuvem até marketing digital.

O posicionamento parte da convicção que a experiência de compra é uma peça-chave para o sucesso de qualquer negócio, visto que 63,3% das empresas estão preocupadas com a reputação de seus produtos e serviços, segundo a pesquisa CX Trends. 

Mas afinal, o que é Full Commerce?

O Full Commerce é uma prática bastante comum no e-commerce e consiste na terceirização de operações como gestão do estoque, logística, entregas, operacionalização do site ou plataforma de vendas, entre outros, por uma empresa parceira especializada em e-commerce que entrega um modelo de negócio completo.

Essa abordagem permite a adoção de melhores práticas ao direcionar toda a operação para soluções ágeis e inteligentes, favorecendo desde marcas que não possuem expertise em comércio digital a empresas internacionais que buscam uma forma simplificada de expandir suas operações para outros países.

O modelo Full Commerce tem suas vantagens e é funcional para muitas empresas que o adotam, no entanto, para empresas que buscam autonomia sobre seus serviços digitais, o modelo Full Digital Commerce, proposto pela FCamara, pode ser mais vantajoso. 

Full Digital Commerce é o segredo para uma iniciativa digital de sucesso

Por meio da Jornada Full Digital Commerce, a FCamara contribuiu para iniciar ou expandir negócios digitais, com times de especialistas e seguindo as principais tendências de tecnologia, de acordo com a cultura de cada empresa, trazendo maior autonomia.

Inclusive, esse é um diferencial da FCamara, pois em Full Commerce, uma das maiores desvantagens é que as marcas precisam lidar com os modelos prontos das empresas parceiras, o que diminui consideravelmente a autonomia delas.

O Full Digital Commerce é uma abordagem da FCamara que, junto ao cliente, constrói uma solução personalizada que permite que o cliente adapte a solução às necessidades do seu próprio negócio, trazendo melhorias expressivas para a experiência de seus clientes. 

“Partimos da necessidade de solucionar um gap de operação de forma isolada, mas também de construir e melhorar essa jornada por inteiro, e com isso ajudamos nossos clientes, mesmo aqueles que já tinham uma presença digital consolidada, a oferecerem uma experiência adequada às necessidades do consumidor 5.0”, ressalta Orlando Ovigli, partner e VP solutions no Grupo FCamara.

Um exemplo é o case de sucesso do Grupo Vila Nova,  uma empresa do ramo de atacado responsável pela venda de produtos das principais marcas do mercado brasileiro há 95 anos.

“Com a estratégia da Jornada Full Digital Commerce, ficou claro para nós do Grupo Vila Nova que é possível iniciar a jornada com o suporte da FCamara, como também se adaptar essa jornada.  O mais importante é que a FCamara está sempre focada em entender o problema antes de colocar uma solução na mesa e isso fez total diferença para nós”, avalia Leonardo Severini, diretor do Grupo Vila Nova.

O case do Grupo Vila Nova é interessante para compreender o potencial da Jornada Full Digital Commerce também para as empresas maduras. Alguns dos resultados mais expressivos foram:

– Aumento de 20% no faturamento da empresa com as vendas digitais;

– 600% de redução no tempo gasto em operações para o cadastramento de novos clientes;

– 30% de redução no custo anual da corporação;

– 10% de redução de custos com marketing.

A FCamara constrói as etapas da jornada Full Digital Commerce pensando em ciclos, sendo o primeiro deles o Estágio de Experimentação em que é estabelecida uma estratégia e diferentes hipóteses são testadas para entender seus respectivos potenciais de retorno.

Em seguida, inicia-se o Estágio de Consolidação em que é viabilizada toda a estrutura necessária para iniciar ou escalar as iniciativas digitais por meio de serviços integrados por uma gestão especializada em comércio digital para B2B, B2C ou D2C.

A terceira e última etapa é o Estágio de Inovação, em que a FCamara agrega ainda mais valor para o negócio e seus clientes, por meio de soluções personalizadas para diferenciar a marca das demais, estabelecidas após monitoramento contínuo dos ambientes digitais e gestão de operações.

Uma coisa é certa: o uso de tecnologia nas operações do e-commerce é o principal fator para o sucesso de um e-commerce e é exatamente isso que a FCamara entrega. 

De modo geral, ao seguir o modelo Full Digital Commerce o lojista passa a contar com uma equipe completa especializada em cada uma das etapas de venda, com ferramentas de gestão testadas e aprovadas e suporte de qualidade. Entre em contato com um dos consultores da FCamara para saber mais sobre o Full Digital Commerce.