Indústrias e distribuidoras de bens de consumo vivem um grande desafio com o domínio dos marketplaces nas vendas online. Para se ter uma ideia, 78% das vendas online acontecem em marketplaces, e em 2022, os cinco maiores marketplaces do país faturaram R$203,4 bilhões.
Diante desse cenário, como criar uma operação em marketplaces que tenha sinergia com o modelo de negócio atual, levando em conta também o e-commerce próprio?
Dentre os inúmeros desafios das indústrias, destacam-se:
Manter a empresa forte também no digital, sempre à frente da concorrência;
Garantir o controle da estratégia de vendas online e posicionamento de seus próprios produtos;
Utilizar a presença online como uma fonte de validação, obtendo dados e informações do consumidor final para embasar decisões de produto;
Aproveitar os dados obtidos para entender os hábitos de consumo em diferentes regiões, identificando oportunidades de crescimento e otimizando a distribuição;
Impulsionar o crescimento da força de vendas e aumentar o SELL IN com base na demanda do mercado (consumidor final).
Já as distribuidoras precisam:
Garantir que a empresa seja encontrada com mais facilidade por clientes nas plataformas digitais;
Criar diferenciais frente à concorrência no mundo digital, superando a guerra pelo preço;
Explorar novos canais de vendas online que possibilitem aumentar a margem;
Utilizar os canais de venda online para impulsionar a venda de produtos, principalmente os estagnados
Nesse contexto o modelo de negócio D2C (Direct-to-Consumer) emerge como uma solução inovadora e vital. Ao adotar o D2C, indústrias e distribuidoras podem estabelecer uma conexão direta com os consumidores, ganhando controle total sobre a experiência do cliente. Ao integrar estratégias D2C com operações em marketplaces e e-commerce próprio, as indústrias e distribuidoras podem não apenas sobreviver no mundo digital, mas prosperar, transformando desafios em oportunidades e impulsionando o crescimento sustentável.
Para trazer mais insights para esses segmentos, a Lexos realizará um evento focado na jornada D2C para indústrias e distribuidoras, nesta sexta-feira, 27/10, na TOTVS SA.
O evento contará com uma programação especial com palestras com foco em mostrar estratégias omnichannel, além dos canais tradicionais de vendas, e como a jornada D2C faz parte da transformação digital de indústrias e distribuidoras de bens de consumo.
Entre os palestrantes do evento estão Samuel Gonsales, CCO do E-Commerce Brasil, Rodrigo Maruxo, do Instituto A Magia da Excelência, Izabela Pereira, do Magazine Luiza, e Bruno Kerber, co-CEO da Lexos.
“Existe todo um universo que indústrias e distribuidoras podem explorar quando o assunto são vendas no digital. A proposta do evento é essa: apresentar essa jornada para esse segmento e mostrar que existe uma solução próxima a eles, que integra com os sistemas que eles já utilizam e que vai ajudá-los a digitalizar a operação e escalar as vendas nos principais marketplaces do país”, finaliza Bruno Kerber, co-CEO da Lexos.
As inscrições podem ser realizadas no link: https://eventos.totvs.com/eventos-totvs/jornada-d2c-na-transformacao-digital-de-industrias-e-distribuidoras-de-bens-de-consumo/
O evento acontece em São Paulo, na Sede da TOTVS, na Avenida Braz Leme, 1000 – Santana com início às 8h30 da sexta-feira 27/10.