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Estudo: Dia das Crianças tem tudo para acelerar as vendas do varejo de brinquedos

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Conforme mostra pesquisa da NDP Group, de janeiro a julho desse ano, o mercado de brinquedos licenciados atingiu um recorde histórico no mundo, sendo responsável por 29,4% do faturamento total em valor. Além disso, a pesquisadora afirma que, em 2021, 19% das vendas via e-commerce ocorreram em setembro, quando a compra é planejada e se adquire itens mais caros. Essa tendência, aliás, deverá permanecer em 2022.

Imagem do rosto de um menino loiro emergindo de uma pilha de brinquedos
Segundo pesquisadora, e-commerce traz como benefício a possibilidade da compra de produtos mais caros. Além disso, permite realizar a compra planejada, além da vantagem de comparar preços em datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Sobre o mercado de brinquedos, a NPD Group aponta que mais que dobrou de tamanho na pandemia, crescendo cerca de 2,2 vezes em 2 anos.

Segundo a Abrin (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), o mercado brasileiro fechou 2020 com um faturamento em brinquedos de R$ 7,8 bilhões. Na ocasião, a Associação disse que 50% dessas vendas foram realizadas de forma online.

A seguir, você acompanha alguns dados atualizados repassados pela NPD Group, empresa americana de inteligência de mercado que monitora as vendas dos 24 maiores sites de e-commerce do mercado brasileiro.

Tíquete médio para vendas de brinquedos em 2022

Sobre o tíquete médio dos brinquedos para 2022, Ricardo Martinez, Diretor de Varejo da NPD Group, conta que de janeiro a agosto de desse ano, nas lojas físicas, o preço médio de R$ 68,00 subiu 10% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Já no e-commerce, ele observa uma tendência inversa, com queda de 4,3%. Ainda assim, o preço médio gasto no online é de R$ 109,00.

Sobre esse valor mais alto em relação às compras no e-commerce, Martinez explica se tratar da compra de produtos mais caros — a exemplo de quadriciclos, patinetes e casinhas de boneca. “A explicação desse perfil diferente se dá porque o consumidor normalmente compara os preços ou prefere a facilidade de ter a compra entregue em casa, por conta do tamanho do brinquedo”, diz.

Expectativa de vendas de brinquedos para lojas físicas x e-commerce em 2022

O estudo revela que o mercado de brinquedos vem ganhando força significativa no canal físico. Isso ocorre porque as lojas têm se tornado um destino de diversão e entretenimento entre crianças e adultos.

Nos primeiros meses de 2022, segundo Martinez, 87% das vendas ocorreram nas lojas físicas. Porém, como apontado no início, a tendência é que já a partir do mês de setembro as vendas de brinquedos no e-commerce aumentem. Segundo ele, isso ocorre porque o e-commerce traz como benefício a possibilidade da compra planejada, além da vantagem do comparativo de preços em datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Confira alguns dados sobre o Dia das Crianças em 2021