De acordo com uma pesquisa da Discovery, a maioria dos brasileiros (82%) prefere expressar suas emoções na internet usando emojis. Mas não são apenas as pessoas comuns que utilizam os famosos símbolos: as marcas também estão de olho nessa preferência, aplicando como estratégia para despertar a atenção do consumidor.
Isso porque, de acordo com um estudo da Adobe, 60% dos usuários globais de emojis provavelmente abrirão um e-mail ou notificação push que contenha esses ícones. Além disso, 42% dessas pessoas são mais propensas a comprar produtos que os utilizam. Dentro desse tema, a CleverTap produziu o CleverTap Art of Emoji, relatório com os emojis mais utilizados globalmente.
Para tanto, a empresa analisou 10 bilhões de pontos de dados em 40 milhões de notificações push enviadas por plataformas de e-commerce em todo o mundo. O objetivo neste caso foi entender as preferências dos clientes, o impacto dos emojis e como os profissionais de marketing os estão utilizando.
Emojis aumentam em 12% a taxa de cliques
O relatório descobriu que as notificações contendo emojis geram uma taxa de cliques surpreendentemente 12% maior em comparação com aquelas que não utilizam os símbolos. Na América Latina, por exemplo, os preferidos são: 👋📲🛒🔴🔺💸😂💡👇🧊🍇🥳📱🐰🤪🆕👑🎧😉🥰🏆😏👉🏃.
“Os emojis são uma ferramenta poderosa à disposição de qualquer profissional de marketing. Se bem utilizados, esses símbolos podem instantaneamente dar vida a uma mensagem. Mas assim como as comunicações pessoais, usá-las em qualquer lugar desorienta o destinatário”
Marcell Rosa, Gerente Geral e Vice-Presidente de Vendas na América Latina da Clevertap
Futuro dos emojis
Além disso, o relatório mostra que, independentemente da região, as empresas de comércio eletrônico incorporam apenas 20% dos emojis de melhor desempenho em suas mensagens. Algumas regiões pecam em até 30% no mal uso de emojis, que acabam trazendo desempenho insatisfatório.
Em relação ao uso de emojis no futuro, Rosa afirma que as marcas serão capazes de personalizar a experiência em breve: “Com os avanços na martech, as marcas serão capazes de hiperpersonalizar essa experiência — entenderão, por exemplo, quais emojis funcionam melhor com usuários individuais.
Para o executivo, os símbolos serão ajustados dinamicamente com base no sentimento e no contexto da conversa, aumentando assim a profundidade emocional da comunicação. Em paralelo, ele lembra que integrações mais onipresentes da ferramenta com AR/VR (como Apple Animojis) permitirão que os clientes se expressem de forma mais vívida em ambientes imersivos.
O estudo na íntegra pode ser acessado aqui.