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Estudo mostra os emojis preferidos dos consumidores em cada região do mundo

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

De acordo com uma pesquisa da Discovery, a maioria dos brasileiros (82%) prefere expressar suas emoções na internet usando emojis. Mas não são apenas as pessoas comuns que utilizam os famosos símbolos: as marcas também estão de olho nessa preferência, aplicando como estratégia para despertar a atenção do consumidor. 

Isso porque, de acordo com um estudo da Adobe, 60% dos usuários globais de emojis provavelmente abrirão um e-mail ou notificação push que contenha esses ícones. Além disso, 42% dessas pessoas são mais propensas a comprar produtos que os utilizam. Dentro desse tema, a CleverTap produziu o CleverTap Art of Emoji, relatório com os emojis mais utilizados globalmente. 

Para tanto, a empresa analisou 10 bilhões de pontos de dados em 40 milhões de notificações push enviadas por plataformas de e-commerce em todo o mundo. O objetivo neste caso foi entender as preferências dos clientes, o impacto dos emojis e como os profissionais de marketing os estão utilizando.

Emojis aumentam em 12% a taxa de cliques

O relatório descobriu que as notificações contendo emojis geram uma taxa de cliques surpreendentemente 12% maior em comparação com aquelas que não utilizam os símbolos. Na América Latina, por exemplo, os preferidos são: 👋📲🛒🔴🔺💸😂💡👇🧊🍇🥳📱🐰🤪🆕👑🎧😉🥰🏆😏👉🏃.

Além dos ícones com o melhor desempenho entre os sul americanos (fileira do meio), o estudo também analisou quais são os mais utilizados (primeira linha) e aqueles que devem ser evitados pelas marcas (última linha)

“Os emojis são uma ferramenta poderosa à disposição de qualquer profissional de marketing. Se bem utilizados, esses símbolos podem instantaneamente dar vida a uma mensagem. Mas assim como as comunicações pessoais, usá-las em qualquer lugar desorienta o destinatário” 

Marcell Rosa, Gerente Geral e Vice-Presidente de Vendas na América Latina da Clevertap

Futuro dos emojis

Além disso, o relatório mostra que, independentemente da região, as empresas de comércio eletrônico incorporam apenas 20% dos emojis de melhor desempenho em suas mensagens. Algumas regiões pecam em até 30% no mal uso de emojis, que acabam trazendo desempenho insatisfatório.

Em relação ao uso de emojis no futuro, Rosa afirma que as marcas serão capazes de personalizar a experiência em breve: “Com os avanços na martech, as marcas serão capazes de hiperpersonalizar essa experiência — entenderão, por exemplo, quais emojis funcionam melhor com usuários individuais. 

Para o executivo, os símbolos serão ajustados dinamicamente com base no sentimento e no contexto da conversa, aumentando assim a profundidade emocional da comunicação. Em paralelo, ele lembra que integrações mais onipresentes da ferramenta com AR/VR (como Apple Animojis) permitirão que os clientes se expressem de forma mais vívida em ambientes imersivos.

O estudo na íntegra pode ser acessado aqui.